10 ABR 2024
Vinhedo inicia vacinação contra a dengue nesta quinta-feira (11)
Crianças de 10 a 11 anos podem receber a imunização

A Secretaria de Saúde de Vinhedo inicia, nesta quinta-feira, dia 11 de abril, a vacinação contra a dengue. Foram recebidas 1.284 doses do estado de São Paulo que serão administradas para crianças entre 10 a 11 anos de idade, conforme determinação do Ministério da Saúde no momento, podendo imunizar assim 41,5% dessa população.

Para receber a imunização é obrigatório apresentar carteirinha de vacinação e o cartão cidadão da criança. Caso não tenha, deve-se então apresentar a carteirinha de vacinação da criança e o cartão cidadão ou comprovante de residência do responsável para cruzar informações. Não há necessidade de agendamento.

A vacina contra a dengue estará disponível de segunda a sexta-feira, até 16h, nas seguintes Unidades Básicas de Saúde:

- UBS Planalto

- UBS Vila João XXIII

- UBS Três Irmãos

- UBS Casa Verde

- UBS Meirelles

- Centro Médico

Durante este Sábado da Vacina, dia 13 de abril, a vacina contra a dengue também estará disponível na UBS Planalto das 8h às 16h, além de outras vacinas de rotina, vacina contra a covid-19 e vacina contra a gripe (influenza).

Observações sobre a vacina:

- O adolescente deverá ser vacinado e permanecer sentada sob observação por aproximadamente 15 minutos após a administração da vacina.
- Para as adolescentes (a partir da primeira menstruação) deve-se evitar a gravidez por pelo menos um mês após a vacinação.
- A vacina é contra indicada para pessoas com infecção por HIV e sintomáticas ou com infecção por HIV assintomática com função imunológica comprometida, gestantes, mulheres amamentando (lactantes), pessoas em tratamento oncológico e quimioterapia.
- Após a infecção pelo vírus da dengue é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal.
- Nas situações que a infecção ocorra após o início da vacinação, não há necessidade de alteração do intervalo entre a primeira dose e a segunda dose, desde que a segunda dose não seja aplicada com período inferior a 30 dias do início da doença.

Dados da dengue em Vinhedo

Foi decretado estado de emergência por epidemia de dengue em Vinhedo no dia 18 de março. Até esta quarta-feira (10), a cidade registrou um total de 1001 casos, sendo 47 destes casos importados (quando a pessoa se infecta em outra cidade).

As regiões mais afetadas pela dengue na cidade são: Capela (293 casos locais e 9 importados), Vila João XXIII (200 casos locais e 2 importados), Vista Alegre (84 casos locais e 8 importados), Centro (88 casos locais e 7 importados) e Santa Claudina (52 casos locais e 2 importados).

Vacinação contra a dengue para crianças de 10 a 11 anos

Data: A partir de quinta-feira, dia 11 de abril

Horário: Até 16h

Local: UBS Planalto, UBS Vila João XXIII, UBS Três Irmãos, UBS Casa Verde, UBS Meirelles e Centro Médico