O período para o alistamento militar obrigatório continua aberto e se encerra no dia 30 de junho. Todo brasileiro do sexo masculino que completa ou já completou 18 anos neste ano deve se alistar. Em Vinhedo a área do alistamento é voltada para o Exército, com possibilidade do cidadão ser dispensado ou não.
No Brasil, o alistamento militar é obrigatório e quem não se alistar pode enfrentar uma série de restrições como obter a carteira profissional, emprego, exercer cargo público e obter passaporte. A inscrição pode ser realizada através do site alistamento.eb.mil.br ou presencialmente na Junta de Serviço Militar. Caso perca o prazo, o cidadão deve comparecer à Junta de Serviço Militar para regularizar sua situação.
Para fazer o alistamento online é necessário ter em mãos CPF, carteira de identidade ou carteira de trabalho, comprovante de endereço com CEP, endereço de e-mail e telefone. Após preencher o formulário, o candidato deve imprimir seu Certificado de Alistamento Militar para comprovação de sua inscrição junto às Forças Armadas. O acesso é feito com o número do CPF e a senha criada no momento do cadastro no gov.br.
Há casos em que o alistamento só pode ser feito presencialmente. Uma delas é a de jovens que são os únicos responsáveis pelo sustento da família. Nessa situação é necessário apresentar um requerimento pedindo dispensa de incorporação e também apresentar documentos que comprovem sua condição.
Outra situação é para os jovens com deficiência. De acordo com o Ministério da Defesa, para solicitar a dispensa o portador de necessidade especial física aparente, entregará requerimento solicitando isenção do serviço militar e atestado médico com diagnóstico de incapacidade e o respectivo CID, que é a Classificação Internacional de Doenças.
A 168ª Junta Militar de Vinhedo está localizada na Praça Francisco Hitner (Praça do Avião), s/n, Jardim Santa Rosa. Contatos para retirada de dúvidas podem ser realizados pelo telefone 3826-7800 (ramal 1024) ou pelo e-mail juntamilitar@vinhedo.sp.gov.br.