29 MAI 2023
SANEAMENTO
Sanebavi executa obras de reconstrução no sistema de captação do Rio Capivari e no recalque São Joaquim
Obras tiveram um investimento de mais de R$ 973 mil e têm previsão de término em Junho

O sistema de captação e recalque de água bruta do Rio Capivari, no São Joaquim, está recebendo obras de restauração após os danos causados pelas fortes chuvas do início do ano. Os conjuntos de bombeamento têm capacidade de vazão atual em até 430m³/hora, o que corresponde a cerca de 40% da água tratada e distribuída para o abastecimento do município.

O projeto de reconstrução do sistema contempla a construção de um novo canal para a captação de água, muros de contenção em enrocamento de pedras e implantação de gabiões para proteção e estabilização do talude da lagoa de recalque. A Sanebavi já concluiu a construção de mais de 20 metros de gabião para proteção da lateral da margem do rio Capivari, na divisa com a lagoa de recalque, e o desassoreamento próximo da margem.

Na captação de água bruta está sendo feito um canal em concreto armado em uma extensão de aproximadamente 11,80m. Na obra está inclusa a instalação de um novo sistema de gradeamento e comporta permitindo a remoção de materiais presentes no rio que poderiam ocasionar a paralisação da captação. O novo canal também permitirá a realização de manutenções preventivas, melhorando a eficiência da captação.

Já na lagoa de recalque, os serviços contemplam a execução do gabião e da contenção com enrocamento de pedras, bem como o desassoreamento do material que foi carregado para o fundo devido às fortes chuvas, além da recomposição das laterais da lagoa. A superintendente da Sanebavi, Andréa Campos, esteve no local acompanhando a conclusão do desassoreamento da lagoa.

“Essas intervenções são essenciais para recuperação das estruturas e um aperfeiçoamento das operações junto ao principal manancial que abastece a população vinhedense. As obras no Rio Capivari visam a garantia de fornecimento de água potável tendo em mente que em breve entraremos no período de estiagem”, afirma a superintendente.

Desde a ocorrência das precipitações de alta intensidade, no final de 2022 e início de 2023, que culminaram em erosões e cheias nos sistemas de captação de água do Rio Capivari, a autarquia vem trabalhando para reestruturar e fortalecer as estruturas dos equipamentos.

O objetivo é garantir as operações e proteger as estruturas para o próximo período chuvoso.

“Considerando a importância do volume obtido no Rio Capivari para a operação dos sistemas de tratamento de água, os investimentos realizados na recomposição das estruturas nos auxiliarão para uma melhor gestão hídrica dos mananciais, bem como contribuirá na redução dos riscos de interrupção no funcionamento devido a alterações climáticas extremas”, afirma o diretor de ETA, Gabriel Carvalho.

As obras tiveram um investimento na ordem de R$ 973.715,22 e têm previsão de término em Junho de 2023.

Autor: Assessoria de Imprensa Sanebavi