18 MAR 2024
SANEAMENTO
Capela vai ganhar uma nova ETA e novo reservatório de água
Foto: Rebecca Von Zuben
Novo dispositivo vai triplicar capacidade de tratamento de água

Começa na próxima segunda-feira, 25 de março, a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água, anexa a ETA 2, localizada no Jardim Santa Cândida, na região da Capela. Trata-se de um novo dispositivo que, somado à atual realidade da ETA, vai elevar de 50 para 150 litros por segundo a capacidade de tratamento de água, ou 540 mil litros por hora.

Além disso, a Prefeitura de Vinhedo também dará início à construção de um novo reservatório, que estará no Jardim Florido, e com capacidade de 1 milhão de litros de armazenamento.

Inaugurada em 1991, a ETA 2 é responsável pelo atendimento de 26,3% da população de Vinhedo, considerando o número de ligações dos sistemas de abastecimento de água. Porém, sua capacidade de tratamento já não responde à necessidade, dado ao aumento do consumo registrado nos últimos anos, mesmo com o aumento de água bruta, gerado pela inauguração da Represa IV, no final de 2022.

Serão investidos, apenas na nova ETA, cerca de R$22 milhões. O novo conjunto de tratamento e bombeamento vai alimentar os reservatórios atuais, e o futuro, do Jardim Florido, dos Residenciais Arboretum e Hípica, além da derivação para o Reservatório Pulmão da ETA II.

A adutora existente deverá ser integralmente aproveitada com pequenos ajustes como uma nova interligação. A expectativa é que a nova ETA entre em funcionamento até o final deste ano.

Novo Reservatório

Já o novo reservatório, destinado a atender a população dos bairros que formam toda a região da Capela, será construído no próximo ano, a partir do aumento da capacidade de tratamento da ETA 2. Serão armazenados mais 1 milhão de litros de água tratada, aumentando em 50% a oferta de água, pronta para o uso, para essa população.

A estrutura será erguida no Jardim Florido, ao lado dos dois reservatórios já existentes no local, e com capacidade de 1 milhão de litros cada. O projeto vai atender a demanda atual e a expectativa de crescimento para os próximos anos.

O novo reservatório terá estrutura em chapas de aço parafusado com revestimento vitrificado e cobertura em domo geodésico de alumínio, seguindo o mesmo padrão dos recém inaugurados no Observatório e Mirante das Estrelas. Uma composição que oferece maior facilidade no processo de limpeza e desinfecção, mais durabilidade e baixo custo de manutenção.

Para esta ação a Prefeitura de Vinhedo está investindo cerca de R$4,6 milhões e a expectativa é que a estrutura seja finalizada dentro de 5 meses após o início dos trabalhos.

Sustentabilidade Hídrica

A Prefeitura de Vinhedo e a Sanebavi estão realizando o maior programa de investimentos da história de Vinhedo para alcançar a sustentabilidade hídrica da cidade. Em 2022, depois de 43 anos, uma nova represa entrou em operação, num investimento de R$ 4,5 milhões. Paralelo a isso, a autarquia modernizou o sistema de captação do Rio Capivari.

Também já entraram em operação os dois novos reservatórios com capacidade para armazenar 2 milhões de litros de água, localizados nos bairros Observatório e Mirante, orçados em mais R$ 7 milhões, e está em fase de conclusão o desassoreamento da Represa 1, a um custo de R$ 10 milhões.

Desde o começo do ano a população de Vinhedo também acompanha a construção da quinta Represa, localizada na região leste da cidade. São mais de R$19 milhões investidos, valor que também contempla a construção da adutora do Bom Jardim.

Autor: Rafael Faria