18 MAR 2024
Vinhedo decreta estado de emergência por epidemia de dengue
Foto: Joel Vieira
Município registrou 319 casos até está segunda-feira (18)

A Secretaria de Saúde comunica que, a partir desta segunda-feira (18), está decretado estado de emergência decorrente da epidemia de dengue em Vinhedo. O decreto foi oficialmente publicado hoje no Diário Oficial. Considerando o alto número de casos, tanto confirmados como notificados, e as condições climáticas que favorecem a proliferação do Aedes aegypti, a situação já é caracterizada como epidemia.

De acordo com o Secretário de Saúde, Milton Ribolli, o decreto tem como objetivo facilitar a obtenção, junto do Ministério de Saúde, de novos recursos federais para intensificar o combate à epidemia de dengue no município, bem como a aquisição de insumos e contratação de profissionais.

Até esta segunda-feira (18), Vinhedo registrou um total de 319 casos, sendo 46 destes casos importados (quando a pessoa se infecta em outra cidade). As regiões mais afetadas pela dengue na cidade são: Capela (93 casos locais e 9 importados), Vila João XXIII (61 casos locais e 2 importados), Vista Alegre (28 casos locais e 8 importados), Centro (27 casos locais e 7 importados) e Nova Vinhedo (15 casos locais e 2 importados).

Mutirão regional contra a dengue da RMC

A equipe da Zoonoses participou, no último sábado (16) do mutirão regional contra a dengue, organizado pelo Conselho da Região Metropolitana de Campinas (RMC). A vistoria teve como foco imóveis na Vila João XXIII, em uma ação realizada das 7h30 às 17h.

Durante a ação foram inspecionados seis (6) quarteirões, com um total de 86 casas.  No entanto, a abordagem é feita nos imóveis com a autorização do proprietário.

A abordagem detectou uma grande concentração de larvas em recipientes, passíveis de remoção e de fácil eliminação de água pelos moradores, como latas, garrafas, lonas, entulho de construção, vaso e prato de planta, comedouro animal, baldes, regadores, entre outros. Também encontraram larvas em piscinas, depósitos de construção e ainda em recipientes naturais como bromélias e oco de árvores.

Campanha 10 minutos contra a dengue

Além dessas ações, a Prefeitura de Vinhedo e a Câmara também estão realizando a campanha "10 minutos contra a dengue", mobilização que pede a dedicação de pelo menos 10 minutos por semana para a luta contra a doença.

Ao agir, uma vez por semana, a população consegue impedir que os ovos do vetor e larvas cheguem à fase adulta, assim impedindo a transmissão pelo mosquito. A ação também conta com folhetos e cartazes de conscientização, material que está sendo distribuído para estudantes da rede municipal.

Faça sua parte!

No site da Prefeitura de Vinhedo (link) é possível acessar o checklist de ações básicas pra se agir contra o mosquito transmissor da doença, como:

- Eliminar pratos de plantas ou utilizar um prato justo ao vaso, que não permita acúmulo de água;

- Descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura;

- Retirar objetos que acumulem água de quintais, como potes e garrafas;

- Verificar possíveis vazamentos em qualquer fonte de água;

- Tampar ralos;

- Manter o vaso sanitário sempre fechado;

- Identificar sinais de umidade em calhas e lajes;

- Verificar a presença de organismos vivos em águas de piscinas ou fontes ornamentais.

Autor: Victoria Sampaio