18 MAR 2024
UBS Vila João XXIII terá mutirão de Papanicolau dia 23 de março
Coleta ocorre das 8h às 11h, para mulheres de 25 a 64 anos

A Secretaria de Saúde realiza, neste sábado, dia 23 de março, a coleta de Papanicolau na UBS Vila João XXIII. O atendimento ocorre das 8h às 11h. A ação faz parte de comemoração organizada pela equipe de saúde para o Mês da Mulher, promovendo também o autocuidado.

A coleta de Papanicolau é aberta a todas as mulheres de 25 a 64 anos interessadas em realizar o exame. Além disso, também estará disponível solicitação de mamografia para mulheres a partir de 40 anos.

Para realizar a coleta é necessário apresentar cartão cidadão e RG.

O que é o exame de Papanicolau

Papanicolau é um exame realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Sua realização periódica permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduza a mortalidade por câncer do colo do útero. O exame preventivo é indolor, simples e rápido.

Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.

Mutirão de coleta de Papanicolau

Dia: Sábado, dia 23 de março