A Defesa Civil de Vinhedo intensificou o combate a incêndios no município. Desde o início de maio, foram realizados quatro apoios de combate a incêndios para o Corpo de Bombeiros, três combates em foco iniciais de incêndios e 94 vistorias de campo preventivas contra incêndios seguindo mapas de risco de queimadas.
As ações fazem parte da Operação SP Sem Fogo, anteriormente chamada de Operação Estiagem, e visam diminuir os focos de incêndio no Estado durante os meses de junho até outubro, o período mais seco do ano.
Em Vinhedo, as ações iniciaram um mês antes e vão até o dia 31 de outubro. O início do período de estiagem aumenta o risco de incêndios florestais e facilita o alastramento das queimadas por causa da baixa umidade.
No município, todas as Secretarias Municipais colaboram na Operação com especial apoio do Saneamento Básico de Vinhedo (SANEBAVI), da Secretaria de Serviços Públicos e do Grupo de Ações Preventivas Ambientais da GCM, além de co-coordenação da Secretaria de Planejamento Ambiental.