03 JUL 2023
Circuito das Frutas assina Plano de Ação para obter certificação de Destinos Turísticos Inteligentes
Em parceria com o Senac Jundiaí, representantes dos 10 municípios assumiram compromisso pelo selo de reconhecimento internacional no turismo
Buscando uma melhoria contínua da experiência turística na região, os municípios do Circuito das Frutas, em parceria com o Senac Jundiaí, participaram de um programa para a elaboração do Plano de Ação para a obtenção do selo Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). Os módulos do programa aconteceram entre junho de 2021 e outubro de 2022, e representantes dos dez municípios se reuniram em Jundiaí na última quarta-feira, 21 de junho, para firmar o compromisso de desenvolvimento.

Destinos Turísticos Inteligentes, de acordo com o conceito definido pela Sociedad Mercantil Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas, S.A.M.P (SEGITTUR), da Espanha, é "um espaço turístico inovador, acessível a todos, consolidado sobre uma infraestrutura tecnológica de vanguarda que garante o desenvolvimento sustentável do território, que facilita a interação e integração do visitante com o entorno e incrementa a qualidade da sua experiência no destino e a qualidade de vida dos residentes".

Durante o programa, os municípios passaram por um diagnóstico individual para identificação das possibilidades e necessidades de cada um, fundamentado em sete indicadores como “Condições Gerais do Município”, “Sustentabilidade Ambiental”, “Sustentabilidade Turística”, “Acessibilidade”, “Qualidade de Vida”, “Conectividade” e “Sistema de Informações Turísticas”. Com base no diagnóstico, foram desenvolvidos 14 projetos que contemplam o Circuito das Frutas como um todo, definidos por ordem de prioridade, e apresentados no Plano de Ação para tornar o polo turístico mais competitivo, atraente e inovador, promovendo melhorias tanto na qualidade da experiência do turista quanto na qualidade de vida dos moradores do destino.

O evento também contou com os painéis de “Jornada Educacional e Desafios para o Circuito das Frutas”, apresentado por Valéria Andrade de Thomaz, do Senac Jundiaí; “A Hospitalidade e DTI”, com Jéssica Kobayashi Corrêa, do Senac São Paulo; e o “DTI no Brasil”, com Angela Baltazar, Analista de Inovação do Ministério do Turismo.

Com diversas opções de lazer e um turismo rural consolidado, o Circuito das Frutas tem o objetivo de entrar no mapa internacional levando a hospitalidade rural a diversos lugares do mundo, e está comprometido com os pilares que impactam todo o universo do mercado de turismo, turistas, moradores, iniciativa pública e privada. O modelo do Plano de Ação segue tendência mundial para melhor experiência do turista, desenvolvimento da acessibilidade e sustentabilidade, qualidade do atendimento nos serviços e eficiência no uso dos recursos, para tornar os municípios integrados e interativos.
Autor: Ana Cândida Briski