02 AGO 2023
SANEAMENTO
Sanebavi economiza mais de R$ 82mil com implantação de Projetos de Eficiência Energética
Município foi contemplado pelo PEE da Agência Nacional de Energia Elétrica

Com a implantação de procedimentos e ações para o uso eficiente de energia, a Sanebavi passou a economizar mais de R$82 mil ao ano com as contas de energia. São cerca de 170,66 megawatt-hora (MWh) anuais, o que significa uma redução da demanda de 26,85 kW .

As melhorias, que incluem troca de equipamentos e luminárias, foram realizadas a partir de recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no valor de R$499.991, 99.  O programa estimula a conservação e uso racional da energia investindo em projetos que demonstram a importância e a viabilidade econômica de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia.

Com o incentivo do PEE, alcançado por meio de chamamento público da CPFL, a autarquia pôde investir em equipamentos para o sistema de recalque de água bruta da Represa 1 para a Estação de Tratamento de Água (ETA) 1. Foi feita a aquisição de um motor de 75 CV linha Super Premium em substituição ao antigo que possuía uma tecnologia de baixa eficiência e mais de 20 anos de uso. Também foi substituído o painel de acionamento por um com inversor, proporcionando uma operação conforme a demanda da ETA 1, permitindo assim um controle mais eficiente do conjunto motobomba.

“Os equipamentos mais modernos permitem um melhor aproveitamento da energia favorecendo a mesma operação com um menor consumo” afirma Gabriel Carvalho, Diretor de ETA da Sanebavi.

Ainda com recursos do programa, a Sanebavi pôde executar retrofit de 72 luminárias existentes nas ETAs e ETEs, que receberam lâmpadas econômicas de LED.

De acordo com a superintendente da Sanebavi, Andréa Campos, essa economia de energia é muito significativa “Esta iniciativa nos proporcionará um grande ganho energético e de economia em nossos serviços”, revelou.

Curso

Para contribuir com o processo de gestão da energia elétrica nos espaços da Sanebavi, servidores da autarquia passaram por uma capacitação sobre economia de energia. O curso abordou as principais causas do desperdício e como cada um pode contribuir para o uso consciente dentro e fora do trabalho.

Autor: Assessoria de Imprensa Sanebavi