02 AGO 2023
SERVIÇOS PÚBLICOS
Prefeitura define cronograma de reforma das praças
Obras terão início pelo desassoreamento das lagoas da Praça do Aquário, onde também os banheiros serão reformados e os pisos do entorno substituídos

A Prefeitura de Vinhedo acaba de definir o calendário das obras de revitalização de quatro grandes praças da cidade. Serão investidos cerca de R$ 6,7 milhões, com ações que irão garantir um novo visual nas praças  Sant’Ana, do Aquário, Jardim Três Irmãos e Aurora Sudário, na Capela. Além de beleza, o objetivo das intervenções é fornecer novos equipamentos de lazer e acolhida para os usuários.

A primeira ação será na Praça do Aquário com o desassoreamento dos lagos para, em seguida, terem início as obras necessárias no local que irão contemplar a substituição do piso no entorno, por blocos articulados intertravados e drenantes, além da reforma das passarelas e do banheiro.

Orçada em quase R$ 1,2 milhões, o trabalho terá início na próxima semana, com um prazo estipulado de 180 dias para conclusão. Sendo que, ao final, também será refeito o paisagismo com o plantio de grama.

Ainda para agosto, e por 60 dias, as intervenções começam na Praça “Geraldo Thomé”, no Jardim Três Irmãos. “Há tempos a população pede a implantação de banheiros de alvenaria no local. E é o que iremos fazer”, anunciou o prefeito, Dr. Dario Pacheco.

Com orçamento de R$240 mil, serão construídos sanitários, inclusive com acessibilidade, colocando fim na necessidade do aluguel de banheiros químicos sempre que tem algum evento no local.

A seguir, mas a partir de setembro, será a vez da população da região da Capela acompanhar as intervenções na Praça “Aurora Sudário”. Dentro dos 180 dias previstos, o local terá o piso dos passeios substituídos por blocos intertravados, a instalação de um novo playground com brinquedos e tanques de areia, mesas e bancos de concreto, bebedouro, arquibancada e academia ao ar livre.

O valor da obra, contratada por cerca de R$ 3,5 milhões, também contempla a construção de quiosques de jogos, uma nova quadra poliesportiva, construção de sanitários, uma nova lanchonete, implantação de iluminação em LED e revitalização do paisagismo.

“Já acordamos com a empresa para que intensifiquem os trabalhos e os concluam até mesmo antes do prazo estipulado. Fizemos isso diante do nosso compromisso de também investimos com decoração e programação natalina na Capela, como fizemos em 2022”, completa o prefeito.

Praça de Sant’Ana

Por fim, em janeiro, após as comemorações do Natal e Réveillon, para não prejudicar o comércio, terão início os trabalhos na Praça de Sant’Ana, no centro da cidade. Neste caso, com investimentos de quase R$ 2 milhões, em 180 dias de obras, será feita a substituição dos pisos por blocos articulados intertravados e drenantes, a reforma e revitalização das fontes, a reforma dos sanitários e do anfiteatro e revitalização do paisagismo.

“Vinhedo, com seu potencial turístico, precisa ser acolhedora. E não apenas pra seus visitantes. Mas, principalmente, para nossa própria população, com espaços de lazer e confraternização”, conclui o prefeito.

Praça em construção

Além da revitalização destes antigos espaços, também neste mês de agosto, terá início a construção da Praça e Complexo Esportivo na Avenida Otávio Tasca, numa área de 11.400 metros quadrados, no morro do Colussi.

Com investimentos próprios, num total de R$ 5,6 milhões, esta nova área, de lazer e prática esportiva, será composta por playground, academia ao ar livre, pista de skate, quadras de vôlei, futebol e basquete, com arquibancadas. Além disso, o espaço ainda terá quiosques, espaço para jogos de mesa, lanchonete e sanitários. E, tudo circundado pela pista de caminhada, construída com blocos intertravados, além do paisagismo.

“Este é uma obra um pouco mais longa, pois teremos que preparar o terreno para receber todos esses equipamentos. São estimados cerca de 12 meses. Mas tenho certeza que a espera será recompensada com tudo o que iremos oferecer”, comemora o prefeito, Dr. Dario.

Autor: Rafael Faria