20 MAR 2024
SERVIÇOS PÚBLICOS
Prefeitura reforça ação de prevenção à dengue no cemitério
Foto: Reginaldo Gomes
Servidores estão de olho em qualquer recipiente que possa acumular água parada
Funcionários da Secretaria de Serviços Públicos de Vinhedo (Serm) estão intensificando as ações de vistoria no Cemitério Municipal em busca de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir dengue, chikungunya, Zika e febre amarela.

Além do serviço de roçagem, já realizado com periodicidade no local, a orientação é para que a equipe de manutenção e limpeza faça uma varrição de olho em qualquer tipo de recipiente que possa acumular água parada.

Além disso, a Secretaria de Serviços emitiu um comunicado aos prestadores de serviços de jardinagem, que são contratados pelos munícipes para manutenção dos jazigos e jardins, para que colaborem e eliminem os vasos com água, e realizem a colocação de areia ou terra nos pratos das plantas.

Pede-se que os jazigos não tenham recipientes, floreiras, vasos, flores plásticas e similares, que facilitem a retenção de água da chuva e se tornem potenciais focos de larvas de mosquito. Enquanto isso, as equipes internas ficam de olho em caneletas, reservatórios e qualquer outra opção para o acúmulo de água parada.

Sobre a limpeza, em período de maior incidência de chuvas, que compreende de outubro a março,  o serviço de roçagem é realizado a cada 20 dias. Em períodos de seca, quando o mato demora a crescer, a cada 45 dias.

Epidemia

Nesta segunda-feira, um decreto municipal, colocou a cidade em estado de emergência por epidemia de dengue. Até esta terça-feira, 19 de março, a cidade contabilizou 342 casos confirmados, sendo 295 autóctones – os contraídos no próprio município, e 47 importados – quando a pessoa foi picada pelo mosquito fora da cidade.

Conforme normativas do Ministério da Saúde, situação já é caracterizada como epidemia, considerando o alto número de casos, tanto confirmados como notificados, e as condições climáticas que favorecem a proliferação do Aedes aegypti.

O decreto tem como objetivo facilitar a obtenção, junto ao próprio Ministério, de novos recursos federais para intensificar o combate à epidemia de dengue no município, bem como a aquisição de insumos e contratação de profissionais.
Autor: Rafael Faria