30 AGO 2023
SANEAMENTO
Servidores da Sanebavi participam de curso para proteção do trabalho em altura
Treinamento sobre a norma NR35 visa garantir a segurança dos trabalhadores
Servidores de diversos setores da Sanebavi participaram, nesta semana, de aulas teóricas e práticas sobre a Norma Reguladora NR-35, que estabelece os requisitos mínimos de proteção para a realização de trabalhos em altura. O objetivo do curso foi orientar os trabalhadores para garantir a segurança e saúde durante a execução das intervenções e manutenções da autarquia.

“É importante que os servidores estejam sempre bem orientados para efetuarem os serviços com o máximo de segurança e eficácia, evitando acidentes que possam prejudicar a saúde”, afirma a superintendente da Sanebavi, Andréa Campos.

O curso contemplou todas as etapas previstas pela norma, desde o planejamento, organização e execução das atividades em altura. De acordo com a NR-35, é considerado trabalho em altura toda atividade executada acima de dois metros do piso inferior.

Durante o treinamento, o instrutor apresentou as principais situações onde há risco de acidentes devido à altura, bem como os equipamentos adequados, além dos EPIs para controlar o risco de queda e como devem ser utilizados corretamente. A equipe da Sanebavi também aprendeu técnicas de ancoragem e recebeu orientações sobre resgate e primeiros socorros às vítimas de acidentes que envolvem alturas.

O curso sobre a NR-35 faz parte de um conjunto de orientações e capacitações relativas à segurança do trabalho que é promovido pela Sanebavi, por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), visando a segurança e bem-estar dos trabalhadores.
Autor: Ana Cândida Briski