05 SET 2023
Vinhedo é a 4ª cidade mais inteligente do ranking Connected Smart Cities 2023
Levantamento aponta municípios com maior potencial de desenvolvimento, qualifica cidades mais inteligentes e conectadas do país

Vinhedo é a quarta cidade mais inteligente do Brasil, com população entre 50 mil e 100 mil habitantes, segundo o Connected Smart Cities, ranking elaborado para mapear os municípios com maior potencial de desenvolvimento, a partir de indicadores desenvolvidos pela consultoria Urban Systems.

O levantamento, divulgado nesta segunda-feira (4), qualifica as cidades mais inteligentes e conectadas do país entre  656 municípios com população acima de 50 mil habitantes.

“Mais uma vez, Vinhedo é destaque no cenário nacional, reflexo do investimento em políticas públicas eficientes e que colaboram com o desenvolvimento com qualidade de vida da população”, afirma o prefeito Dario Pacheco.

Vinhedo se destaca em 5 dos 11 eixos avaliados no estudo e se posiciona entre os 100 municípios mais inteligentes e desenvolvidos em: Segurança, Urbanismo, Economia, Meio Ambiente e Educação.

O Connected Smart Cities envolve empresas, entidades e governos em uma plataforma que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.

Conectividade

O conceito de smart cities entende que o desenvolvimento só é atingido quando os agentes de desenvolvimento da cidade compreendem o poder de conectividade entre todos os setores. O Connected Smart Cities coleta dados e informações de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes (segundo estimativa populacional do IBGE em 2022).

Segurança

No ranking geral, considerando todas as cidades, Vinhedo está na 11ª posição em Segurança. O recorte de Segurança é composto por 6 indicadores, sendo 5 concebidos para o próprio eixo de segurança e 1 para o eixo de meio ambiente.  No eixo segurança, a Vinhedo se destaca entre todos os municípios do Brasil avaliados, na 11ª posição, e está em quarto lugar entre as cidades de porte similar (50 a 100 mil habitantes), após Ipojuca, Mariana e São Sebastião.

Economia

Vinhedo também é destaque no eixo Economia, em que ocupa a 12ª posição entre todas as cidades analisadas e a 2ª posição entre municípios com até 100 mil moradores, depois de Navegantes. O recorte de Economia do Ranking Connected Smart Cities é composto por 14 indicadores, sendo 7 concebidos para o próprio eixo de economia, 3 para o eixo de empreendedorismo, 2 para o eixo de educação, 1 para o eixo de tecnologia e inovação e 1 para o eixo de mobilidade e acessibilidade.

O eixo de Economia engloba indicadores relativos à renda da população, crescimento econômico de diferentes setores relevantes para a cidade (no sentido inteligente), a sustentabilidade econômica do município, a origem da receita e a proporção do número de empregos disponíveis.

Urbanismo

No eixo urbanismo, Vinhedo ocupa a 30ª entre todas as cidades pesquisadas e está em 6ª lugar entre municípios equivalentes. O planejamento urbano é fundamental para o desenvolvimento de uma cidade inteligente, impactam na avaliação do desenvolvimento urbano das cidades, no conceito de cidades inteligente, questões básicas de infraestrutura, como a distribuição de água e o atendimento urbano de esgoto, assim como pontos de mobilidade e as leis que regem o ordenamento do solo.

O recorte de Urbanismo do Ranking Connected Smart Cities é composto por 10 indicadores, sendo 7 concebidos para o eixo de urbanismo, 1 para o eixo de mobilidade e acessibilidade e dois para o eixo de meio ambiente, conforme apresentado.

Meio Ambiente

No ranking geral, levando em conta todas as cidades avaliadas, Vinhedo se destaca ainda no eixo Meio Ambiente, na 75ª posição, nos municípios de até 100 mil habitantes, ocupa a 16ª posição . O recorte de Meio Ambiente do Ranking Connected Smart Cities é composto por 14 indicadores, sendo 8 concebidos para o próprio eixo de meio ambiente, 3 para o eixo de energia e 3 para o eixo de mobilidade e acessibilidade, conforme apresentados na página anterior.

Educação

No eixo Educação, Vinhedo ocupa a 28ª posição em geral e a  9ª posição em comparação a municípios equivalentes.O recorte de Educação do Ranking Connected Smart Cities é composto por 12 indicadores, sendo 11 concebidos para o próprio eixo de educação e 1 para o eixo de tecnologia e inovação.
Autor: Sophia Ribeiro