21 SET 2023
EDUCAÇÃO
Educação de qualidade em Vinhedo: novos mecanismos de financiamento visam promover melhorias nas escolas
Oficina formativa trouxe como destaque novos mecanismos de financiamento do Fundeb e suas relações com a busca por maior qualidade na educação
Na última quarta-feira (20), o Centro de Educação Profissional de Vinhedo (Ceprovi) foi palco de uma oficina formativa que reuniu diretores, coordenadores, gestores da secretaria de educação e a secretária de educação, Rogéria Nicoletti. O evento teve como destaque a palestra de Christian Ramos, da Poliedro Sistema de Ensino, que abordou os novos mecanismos de financiamento do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) e sua relação com a busca por maior qualidade no ensino.

Durante a palestra, foi destacado dois novos mecanismos que prometem revolucionar o financiamento da educação em Vinhedo: o Fundeb - VAAR (Valor Aluno Ano Resultado) e o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) Educacional, relacionado ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP).

O Fundeb é um fundo especial criado para assegurar recursos adequados para a educação básica, com foco na promoção da igualdade e qualidade do ensino. Com a introdução do VAAR, a rede de ensino de Vinhedo poderá receber um bônus se alcançar um percentual de alunos com aprendizado adequado, de acordo com indicadores de gestão, acesso e desempenho dos alunos da rede. Isso cria um incentivo para que o município busque excelência na educação, com a promessa de recursos financeiros adicionais que beneficiarão especialmente as crianças que mais necessitam.

Outra inovação é a adoção de indicadores educacionais para o repasse da cota parte do ICMS aos municípios. Os municípios que apresentarem a maior evolução nos indicadores educacionais em avaliações externas de Língua Portuguesa e Matemática serão os mais beneficiados, estimulando um foco renovado em resultados educacionais.

A palestra também enfatizou a importância das avaliações em larga escala, que fornecem uma visão abrangente do sistema educacional, e das avaliações internas, aplicadas pelas próprias instituições de ensino para monitorar o desempenho dos alunos.

"Precisamos agora, acima de tudo, trazer nossa contribuição para as escolas, trazendo esses dados. Diante de tudo que já é feito pela educação, devemos ampliar os esforços e garantir maior resultados de qualidade no ensino", comenta a secretária de educação, professora Rogéria Nicoletti.

O objetivo dessa palestra foi fornecer aos educadores ferramentas e informações essenciais sobre esses novos mecanismos, a fim de promover um ensino de alta qualidade para os alunos e garantir o acesso a recursos financeiros adicionais para melhorias na educação.

De acordo com a Secretaria de Educação, com essas iniciativas, Vinhedo está firmando seu compromisso com uma educação de excelência, visando um futuro melhor para seus estudantes.
Autor: Camille Heinzl