28 SET 2023
SANEAMENTO
Onda de calor reflete no aumento do consumo de água em Vinhedo
Sanebavi alerta para a importância do uso responsável do recurso
A intensa onda de calor dos últimos dias refletiu no aumento de cerca de 20% no consumo de água tratada em Vinhedo. Dos habituais 15,3 milhões de litros/dia, a Sanebavi registou uma demanda de 18,4 milhões de litros diários no principal sistema de distribuição do município. De acordo com dados da Defesa Civil de Vinhedo, a temperatura média ficou em torno de 35,3 graus e a cidade atingiu o recorde na última segunda-feira (25), com 37,2 graus.

Atualmente, os mananciais apresentam vazões suficientes para atender a população, porém, o aumento repentino no consumo, devido as altas temperaturas, sobrecarrega o sistema e pode causar intermitências pontuais em algumas regiões.  Mesmo com as duas estações de tratamento de água operando com a produção máxima, a Sanebavi reforça a necessidade do uso responsável da água para que o sistema suporte a demanda.

“É fundamental que os moradores tenham consciência e colaborem fazendo o bom uso da água. Com o calor, a população tende a utilizar mais água, tanto nas tarefas domésticas, como para os cuidados de higiene. Temos que lembrar que apesar de não estarmos enfrentando uma escassez severa como nos últimos anos, estamos no período de estiagem, e precisamos que preservar ao máximo os nossos recursos hídricos”, afirma Gabriel Carvalho, diretor de ETAs da Sanebavi.

Neste período, devem ser evitadas ações de desperdício, como lavar calçadas, veículos, pátios, telhados e quintais. Também é importante que os banhos sejam rápidos e a torneira permaneça aberta somente durante o uso. “Com atitudes simples de economia no cotidiano é possível poupar muita água”, destaca a superintendente da Sanebavi, Andréa Campos.
Autor: Sanebavi