10 OUT 2023
CULTURA
Exposição "Lendo o Mundo por Meio da Arte" será aberta para visitação a partir de terça-feira (17)
Evento apresentará mostra de trabalhos produzidos pelas crianças, jovens e adultos da rede municipal de educação
A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria de Cultura, realiza, a partir do dia 17, a exposição de arte intitulada "Lendo o Mundo por Meio da Arte". Este evento reunirá uma grande variedade de trabalhos artísticos criados por crianças, jovens e adultos da rede municipal de educação de Vinhedo.

A Galeria de Artes Edilson Caldeira, localizada na Rua Monteiro de Barros, nº 101, no Centro, servirá como palco para esta celebração da criatividade e expressão artística. A inauguração oficial está marcada para o dia 16 de outubro, às 18h30, e a exposição ficará aberta ao público de 17 de outubro a 10 de novembro, de segunda a sexta, das 8h às 18h, e sábado, dia 28, das 8h às 12h.

A ideia, por trás do tema da exposição, é que a leitura do mundo através da arte permite que todos explorem diferentes perspectivas, culturas e épocas. "A arte desafia a todos nós a questionar, aprofundar e expandir nossas próprias ideias e sensibilidades", destacam os organizadores.

Além disso, a temática visa proporcionar a bebês, crianças, adolescentes e adultos a oportunidade de expressar, por meio de suas capacidades individuais e coletivas, suas interpretações do cotidiano, da cultura e do mundo em sua totalidade. Cabe ao professor ao longo do processo abordar a temática com suas turmas propiciando reflexão e criação tanto para o espaço da galeria, levando à população vinhedense a oportunidade de apreciar o trabalho artístico desenvolvido na rede, como no ambiente escolar para apreciação da comunidade escolar.

De acordo com a secretária da Educação, a exposição nos convida a mergulhar em questões sociais, políticas, históricas e emocionais de maneiras que vão além das palavras escritas. "Através da arte, somos convidados a refletir sobre o que significa ser humano e a conexão entre as diversas facetas da existência. Ela nos convida a explorar, questionar e celebrar a diversidade do mundo que nos cerca, enriquecendo nossa compreensão e nossa conexão com a humanidade", destaca Rogéria Nicoletti.

O evento envolve todos os professores de Artes da rede de Educação e equipes Proape, abrangendo os três segmentos: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, II e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Para garantir que o maior número possível de escolas participe, a Secretaria Municipal de Educação disponibilizará o ônibus "AMARELINHO" para o transporte de crianças e adolescentes. Serão 20 Centros de Educação Infantil e 16 unidades de Ensino Fundamental com possibilidades de visitação. As escolas próximas à galeria contribuirão com a organização do percurso a pé, permitindo que o ônibus seja utilizado para atender aos territórios mais distantes.

Cada escola terá à disposição uma viagem à galeria no período da manhã e outra no período da tarde, com capacidade variando de acordo com o segmento: para a Educação Infantil, 25 crianças mais 4 adultos acompanhantes; e para o Ensino Fundamental, 20 crianças mais 2 adultos acompanhantes.

O agendamento das visitas será realizado em coordenação entre a diretoria pedagógica e a direção das escolas, contemplando duas escolas por dia, de acordo com as datas disponíveis para utilização do ônibus.

Exposição: Lendo o Mundo Por Meio da Arte
Local: Galeria de Artes Edilson Caldeira
Endereço: Rua Monteiro de Barros, nº 101, Centro
Data: 17/10 a 10/11
Horário: segunda a sexta, das 8h às 18h, e sábado, dia 28, das 8h às 12h.
Autor: Ana Cândida Briski