18 OUT 2023
EDUCAÇÃO
5º Festival de Invenção e Criatividade (FIC) em Vinhedo promove sustentabilidade
Evento adotará várias práticas sustentáveis, como coleta seletiva, redução de descartáveis, e compensação de carbono

No próximo sábado (21) a cidade de Vinhedo realizará o 5º Festival de Invenção e Criatividade (FIC). Um evento anual, que celebra a inventividade, a colaboração e a educação prática, com uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Vinhedo, Secretaria Municipal de Educação, Ceformi - Central de Formação e Mídias, e a Rede de Aprendizagem Criativa (RBAC). O principal objetivo do festival é proporcionar uma experiência única de aprendizado para crianças, jovens, familiares e educadores, com atividades de Aprendizagem Criativa "mão na massa".

O tema central deste ano é a sustentabilidade, e o evento busca promover medidas sustentáveis em diversas áreas. A sustentabilidade é abordada não apenas sob a perspectiva ecológica, mas também levando em consideração as dimensões social, cultural, territorial, econômica e política.

O local escolhido para o festival, o Ceprovi (Centro de Educação Profissional de Vinhedo), foi selecionado devido à sua capacidade de maximizar o uso da luz natural, reduzindo assim o consumo de energia elétrica.

O FIC promoverá a coleta seletiva por meio da disponibilização de diversas lixeiras de papelão, incentivando a separação de resíduos orgânicos e recicláveis. Ao término do evento, os materiais recicláveis serão entregues à Cooperativa 4RV.

Uma medida importante para a sustentabilidade do evento também, é a solicitação para que todos os participantes tragam suas próprias garrafinhas ou canecas de casa, aproveitando os bebedouros de água potável disponíveis no Ceprovi. Isso reduz o uso de copos descartáveis e contribui para a preservação do meio ambiente.

A organização do festival estabeleceu parcerias com fornecedores locais de alimentos e solicitou que os produtos descartáveis, como sachês, guardanapos de papel e papel alumínio, sejam evitados na medida do possível.

A preocupação com a preservação ambiental também se estende à redução do uso de papel. Os formulários de inscrição para participantes, oficineiros e palestrantes são eletrônicos.

Os brindes distribuídos durante o evento serão sustentáveis, e as camisetas dos participantes feitas de algodão orgânico, destacando o compromisso com a sustentabilidade.

O FIC Sustentável também se compromete a ser um evento neutro em carbono, adotando medidas para quantificar e compensar as emissões de gases de efeito estufa, apoiando projetos ambientais e o plantio de árvores.

O 5º Festival de Invenção e Criatividade acontecerá no Ceprovi, localizado na Av. Independência, nº 5407 - Jardim Alba, das 9h às 15h, no sábado, 21 de outubro. O evento é gratuito e aberto ao público, proporcionando uma oportunidade valiosa para a comunidade de Vinhedo se envolver em atividades criativas e educacionais, com um foco especial na sustentabilidade.

Autor: Camille Heinlz