27 OUT 2023
Casm realiza capacitação sobre câncer de mama para equipe de enfermagem da rede
Palestra ocorreu nesta quinta-feira (26) como parte das ações do Outubro Rosa

A Secretaria de Saúde realizou, nesta quinta-feira (26), capacitação para a equipe de enfermagem da rede de saúde de Vinhedo sobre o câncer de mama. Em conjunto das iniciativas do Outubro Rosa, a ação ocorreu no Centro de Atenção à Saúde da Mulher (Casm).

A palestra foi organizada e apresentada pela mastologista Dr. Fernanda Ietto. Alguns dos tópicos apresentados foram a definição do câncer, estudos atualizados e mapeamento no Brasil por região, estágios do TU (1 ao 4), os principais fatores de riscos não modificáveis (ex: idade, família de 1° grau, mutação genética) e modificáveis (exercícios físicos, tabaco, álcool).

Também aprofundaram sobre diagnósticos em mulheres de diferentes faixas etárias. Em mulheres a partir de 40 a 74 anos, o rastreamento é feito com a mamografia, anualmente. Já mulheres abaixo de 40 anos, é realizado o rastreamento somente com os fatores de risco aumento (com histórico CA - mama na família “mãe” com idade inferior a 40 anos); EC quando suspeitar (achados) - Nódulo: indolor, endurecidos, pouco delimitados, aderido e planos adjacentes; suspeitar nódulo novo < 35 anos; inversão ou retração do mamilo; retração da pele; descarga papilar (espontânea).

Além disso, discutiram sobre fluxo diante dos resultados: como os profissionais devem proceder mediante a cada resultado, quando o paciente deve ser encaminhado para o médico mastologista da rede e quando  deve ser encaminhado para atendimento externo.

Melissa Ribeiro, técnica de enfermagem que também esteve presente no evento comenta que sobre a importância da  atualização: “Eventos como esses são fundamentais tanto para atualização do conhecimento como também para sanar dúvidas diárias das unidades de saúde, pois assim em caso de mamografias alteradas saberemos o que fazer e para qual serviço encaminhar as pacientes.”

Também é de extrema importância realizar busca ativa para o rastreamento. “Prevenção é a mudança de estilo de vida, principalmente as atividades físicas. Prevenir o câncer não inclui apenas uma boa alimentação, exercício físico e  rastreio anual, inclui acima de tudo, autocuidado e muito amor próprio. Mulher, se ame, se cuide!” comenta Jussara Santana de Araújo, enfermeira do Casm.

A palestra sobre o assunto foi um momento em que as profissionais puderam se atualizar sobre o câncer de mama nas mulheres do Brasil e de como podem melhorar  as consultas de enfermagem e a importância da solicitação da mamografia anual para captar a doença no estágio inicial.

“Foi um momento de grande aprendizado com a mastologista Dra. Fernanda Ietto. Precisamos conscientizar a mulher a fazer a sua mamografia para captar a doença no estágio inicial, pois tempo é vida.” conclui a enfermeira Fernanda Almeida De Brito Cruz.