30 OUT 2023
SANEAMENTO
Sanebavi inicia cronograma de limpeza dos reservatórios de água da cidade nesta terça-feira (31)

A Sanebavi vai dar início aos trabalhos de limpeza e desinfecção dos reservatórios municipais de água, a partir desta terça-feira (31). Os primeiros reservatórios a receberem a manutenção serão os Hípica I e II, que abastece parte da região da Santa Cândida, na Capela.  A limpeza será feita nas 38 unidades que compõem o conjunto de abastecimento da cidade, a fim de garantir a qualidade da água distribuída à população. O procedimento evita possíveis alterações das características físicas, químicas e bacteriológicas da água potável.

De acordo com a superintendente da Sanebavi, Andréa Campos, a lavagem está entre as ações essenciais para assegurar a qualidade do recurso. “A higienização dos reservatórios contribui para o fornecimento da água potável de qualidade, dentro dos padrões estabelecidos pela portaria GM/MS 888”, afirma. A portaria do Ministério da Saúde estabelece os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

Para a limpeza de cada reservatório é feita a aplicação de uma solução biocida que atua na remoção dos substratos contidos nas paredes e promove a desinfecção, eliminando eventuais microrganismos que possam estar presentes nas superfícies internas dos reservatórios.

É importante ressaltar que pode ocorrer interrupção ou intermitências no fornecimento de água para os bairros abastecidos pelos reservatórios que estiverem recebendo a limpeza. A autarquia orienta a população para que fique atenta às programações de execução dos serviços, que serão disponibilizadas nas redes sociais e no site da Sanebavi (www.sanebavi.com.br).

As próximas limpezas agendadas são, nesta quarta-feira (01), no novo reservatório do Mirante (não afeta o abastecimento) e no Distrito Industrial, e no sábado (04), no novo reservatório do Observatório (não afeta o abastecimento).