10 NOV 2023
CULTURA
Semana da Consciência Negra em Vinhedo tem início no dia 18 com ampla programação
No dia 20, feriado estadual, haverá inauguração do Monumento em Homenagem ao Samba de Roda em Vinhedo, na Praça Aurora Sudário
A Semana da Consciência Negra da Prefeitura de Vinhedo será realizada nos dias 18, 19, 20, 21, 22, 24 e 25 de novembro, com uma série de atividades em diferentes locais do município. O evento é promovido pela Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. As atrações são gratuitas.

A Semana da Consciência Negra será aberta no dia 18, sábado, com a Batalha de Rima na Praça Aurora Sudário, seguida do Piquenique do Empoderamento no dia 19, no Parque Ecológico da Capela, onde haverá oficina de bonecas Abayomi, oficina de turbante, samba de roda de Dona Maria, e a apresentação do Baque Mulher Vinhedo/Valinhos.

No dia, 20, segunda-feira, feriado estadual, haverá a inauguração do Monumento em Homenagem ao Samba de Roda em Vinhedo, na Praça Aurora Sudário, projetado e executado pelo artista Ruy Sauerbronn, contemplado no Concurso Cultural n.º 001/2022, do qual os recursos foram provenientes de emenda impositiva da vereadora Nayla de Souza (PDT).

Haverá, ainda, no dia 21, a palestra ministrada pelo Mestre em História da África pela Unicamp e consultor de história afro pela UNESCO, Guilherme Oliveira, intitulada “O Ensino de História e Cultura Afro nas Escolas Vinhedenses”, em menção aos 20 anos da Lei Federal 10.639, na Câmara Municipal de Vinhedo.

Dia 22, “Pretos em Roda” será intermediada pelo Movimento Negro de Vinhedo no Instituo Itacolomi, na Capela.

No dia 24, o Sarau Sankofa contará com uma apresentação de forró de rabeca de As Abacateiras, e “Trançando nas Ruas”, atividade realizada pela A Garagem Black. E, para fechar a semana, Hip Hop Move Fest acontecerá no dia 25 no mesmo local, Praça Geraldo Thomé, no Jardim Três Irmãos.

18 – Batalha De Rima na Praça, das 16h às 20h, na Pç. Aurora Sudário;
19 – Piquenique do Empoderamento, das 9h às 13h, no Pq. Ecológico da Capela;
20 – Inauguração do Monumento em Homenagem ao Samba de Roda em Vinhedo, a partir das 9h, na Pç. Aurora Sudário;
21 – Palestra “O Ensino de História e Cultura Afro nas Escolas Vinhedenses”, às 19h, na Câmara Municipal de Vinhedo;
22 – Pretos em Roda, às 19h, no Instituto Itacolomi, na Capela.
24 – Sarau Sankofa, às 19h, na Pç. Geraldo Thomé, no Jd. Três Irmãos;
25 – 5º Hip Hop Move Fest, das 13h às 21h, na Pç. Geraldo Thomé, no Jd. Três Irmãos.
Autor: Cultura e Turismo