10 NOV 2023
Univesp inaugura novo polo educacional em Vinhedo
Foto: Sônia Lodis
Novo espaço da Universidade está localizado junto ao EM Integração, e abriga atualmente 245 alunos matriculados
Na última terça-feira (7), foi inaugurado o novo espaço da Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo, em Vinhedo, localizado junto ao “EM Integração”, no centro da cidade. O polo abriga atualmente 245 alunos matriculados, dois mediadores, coordenadora e professores que oferecem orientação acadêmica presencial aos alunos, apoiando seus projetos semestrais.

O evento de inauguração contou com a presença de autoridades municipais, incluindo o prefeito Dario Pacheco, a secretária municipal de Educação Rogéria Nicoletti, a equipe técnica da Seduc, atuais e ex-alunos dos cursos da Univespe o presidente da Associação Empresarial de Vinhedo (AEVI), representando a entidade.

O conceito central da Univesp gira em torno do aproveitamento extensivo das tecnologias de informação e comunicação (TICs) para ampliar o acesso ao ensino superior público de alta qualidade, tanto em quantidade quanto em abrangência geográfica. Seu objetivo principal é proporcionar acesso ao conhecimento como bem público a todos os municípios do estado de São Paulo, consolidando a instituição como referência nacional em educação pública à distância.

A Univesp conta com um corpo discente de mais de 62 mil alunos, formado por alunos de graduação e pós-graduação de nove cursos oferecidos em vestibulares recentes, que vão desde Letras, Matemática e Pedagogia até cursos de bacharelado em Tecnologia da Informação, Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. As aulas são no período noturno, com aulas presenciais quinzenais de acordo com o curso.

Esses cursos funcionam em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), utilizando vídeo aulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns para garantir a interação entre alunos e facilitadores. Em 2023, a universidade abrange 423 polos, atingindo 369 municípios do estado, cobrindo 57% do território paulista e atendendo mais de 92% da população do estado.

A presença de polos físicos de apoio no município garante a estrutura acadêmica de apoio pedagógico, tecnológico e administrativo às atividades de ensino e aprendizagem dos cursos da Univesp.

O Polo Univesp- Vinhedo foi instituído através da Lei Ordinária Municipal 3.773, de 20 de julho de 2017, e renovado através do Acordo de COOPERAÇÃO nº 40/2022, de 04 de julho de 2022, com aval do Prefeito Dario Pacheco.

NOVO POLO UNIVESP – Vinhedo
Endereço: Rua Monteiro de Barros, 351 – Centro
CEP: 13280-000 (junto ao prédio da Escola Municipal Integração)
Telefone: (19) 3826-7800 | Ramal: 2450