27 NOV 2023
CULTURA
Exposição ‘Noite Feliz’ da artista Marisa Solimeo é uma das atrações no Memorial do Imigrante
Foto: Eliel Rezende
Visitação é gratuita e fica em cartaz até dia 22 de dezembro
A poucos dias do Natal, crianças, jovens e adultos decoram um pinheiro com luzes, estrelas, sonhos e esperança. Com esta cena e tantas outras, Marisa Solimeo eterniza as celebrações natalinas na exposição de arte "Noite Feliz", que abre visitação a partir desta sexta-feira, 1º, no Memorial do Imigrante 'Tuto Gasparini', uma das programações do ‘Natal Família’, organizado pela Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

De acordo com Marisa, a mostra tem como proposta o resgate do espírito natalino e, para isso, conta com doze obras sobre o tema, com influências adquiridas em pesquisas e viagens; além das próprias experiências. A visitação é gratuita e fica disponível até 22 de dezembro, funcionando de segunda a quinta, das 9h às 17h, e de sexta, sábado e domingo, das 10h às 22h.

A artista é uma grande entusiasta do Natal, organizando as celebrações anualmente em sua casa, onde se reúnem família, amigos e funcionários. "É uma festa que transmite esperanças para as pessoas. A tela do pinheiro, por exemplo, foi apresentada à família e, por ser um retrato dos nossos costumes, causou muita comoção", disse.

A obra citada refere-se à instalação e montagem da árvore em família, com esforços chegando a mobilizar até vinte pessoas. Na ocasião, o pinheiro é cortado especialmente para a data e fica exposto na sala de casa da artista durante todo o período de festas. As cantigas, presentes e comidas também ajudam a deixar a casa pronta para o grande dia.

“O Natal tem um significado, mas foi deturpado. A preservação destas tradições, principalmente em família, é importante para relembrarmos o que importa: celebrar o nascimento de Cristo’’, completa.

A ideia de expressar o encanto pela data já tem 40 anos, conta a artista. Tudo começou com cartões de Natal, que rapidamente se transportaram para os quadros. O processo de criação de cada arte levou de 4 semanas a 6 meses e tem inspirações no impressionismo de Claude Monet, ilustre pintor francês do século 19.

Marisa Solimeo é moradora de Vinhedo, inclusive sendo reconhecida com o título de cidadã vinhedense, e já atuou como professora de artes de cursos municipais, além de ter ministrado aulas na FAAP de São Paulo. Além disso, a artista ganhou prêmios nacionais e internacionais, expondo suas obras em cidades da região e nos Estados Unidos.

Exposição Noite Feliz por Marisa Solimeo
De 1 a 22 de dezembro de 2023
Visitação: de segunda a quinta, das 9h às 17h, e de sexta, sábado e domingo, das 10h às 22h.
Memorial do Imigrante Tuto Gasparini
Autor: Giovane Marques