12 DEZ 2023
Exposição celebra 800 anos da criação do presépio de Natal
Foto: Giovane Marques
3ª Exposição de Presépios "Com Francisco, 800 anos de luz!” foi aberta ao público no último sábado (9) e segue em cartaz até 25 de dezembro; a mostra apresenta 54 obras de várias partes do mundo
Entre os encantos do Natal, está uma tradição que completa 800 anos de sua criação neste ano. Criada por São Francisco de Assis, a encenação que relembra o nascimento de Cristo é tema e homenagem da 3ª Exposição de Presépios "Com Francisco, 800 anos de luz!" – em cartaz até 25 de dezembro, no Salão Paroquial Igreja Matriz de Sant’Ana, no Centro.

A cerimônia de abertura aconteceu no último sábado (9), às 20h, com a apresentação do Grupo Vocal "Conviva Voz", e segue aberta ao público de quinta a sábado das 9h às 21h, domingo das 8h às 20h e nos dias 24 e 25/12 após as missas. A atração é uma realização da Paróquia de Sant’Ana com o apoio da Prefeitura de Vinhedo.

A mostra apresenta 54 obras provenientes de várias partes do mundo e confeccionadas com diferentes materiais e técnicas. "Cada obra tem sua linguagem e formato. São obras de materiais naturais e expressivos, sendo elas contemporâneas ou tradicionais. A cenografia vem nesta ocasião de valorizar e harmonizar os artesãos, pessoas simples e grandes artistas" explica Wagner Pavarin, curador da exposição.

Entre as mais inusitadas está um presépio produzido a partir de sal mineral originário da Colômbia e o mais longínquo, um do Egito, Cairo a 10.212 km de Vinhedo, além da raridade da obra de Greccio, na Itália, mesma cidade onde nasceu o primeiro presépio. “Eu estou encantada com a diversidade de presépios. É difícil escolher uma favorita. Todas as obras são muito lindas, com suas peculiaridades. Mas citando uma: o presépio do Peru, que parece ter sido lançado ao mar, acho lindo” relata a visitante Maria Eliana Rallo, ex-professora e integrante do “Conviva Voz”

Entre os materiais utilizados destacam-se cerâmica, madeira, papel, juta, Playmobil, arte em fruto seco, pinturas, metal, crochê, resina, pedra, vidro, aquarela, cortiça, tecido e plástico. Há obras de Vinhedo, Itália, Alemanha, Áustria, Chile, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Nordeste, Israel, Canadá, Valinhos, Colômbia, Pernambuco, Mogi das Cruzes, México, Peru, Uruguai, Equador, Santa Catarina, Argentina, Portugal, Egito e Embu das Artes.

A exposição também disponibiliza um catálogo digital on-line com as obras para consulta. (Clique para ver

3ª Exposição de Presépios da Matriz de Sant’Ana
Até 25 de dezembro
Visitação: quinta a sábado das 9h às 21h, domingo das 8h às 20h e nos dias 24 e 25/12 após as missas.
Salão Paroquial Igreja Matriz de Sant’Ana (Largo Monsenhor Favorino Carlos Marrone, nº 91 – Centro)

Autor: Giovane Marques