12 DEZ 2023
Biblioteca Municipal inaugura acervo de Maurício de Sousa na próxima sexta
O público poderá emprestar as novidades e se aventurar nos divertidos gibis da Turma da Mônica
A Biblioteca Municipal de Vinhedo inaugura, nesta sexta-feira – 15 de dezembro, um espaço dedicado ao acervo da Turma da Mônica e do escritor Mauricio de Sousa. O espaço recebeu cerca de 200 exemplares, entre gibis e livros com adaptações, display autoportante, com porta-livros, que narram as aventuras de Mônica, Magali, Cascão, Cebolinha e uma infinidade de personagens.

Os recursos foram obtidos, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB), para a instalação do espaço, em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa. O projeto tem como objetivo viabilizar o empréstimo dos itens de acervo da Turma da Mônica e publicações similares a fim de promover a bibliodiversidade, ou seja, diversidade de livros e de cultura. Maurício de Sousa é um dos mais famosos ilustradores do Brasil, tendo criado os amados personagens da “Turma da Mônica”, além de Bidu, Horácio, Tina e Chico Bento, e tantos outros.

A inauguração do Projeto, marcada a partir das 10 horas, será iniciada com a apresentação do espetáculo lítero-musical “Contos, Causos, Cartas e Canções”, pela Trupe BorboLetras.

Biblioteca de Vinhedo

A Biblioteca Municipal de Vinhedo tem aproximadamente 25 mil livros dos mais variados gêneros e gostos, incluindo de ficção científica mais lidos e aclamados pelo público, além de CDs e DVDs.

Para começar a pegar livros gratuitamente basta ir até a biblioteca e apresentar um documento de identidade com foto e um comprovante de endereço ou cartão cidadão originais.

É permitida a retirada de até 3 (três) livros por pessoa e o prazo de devolução é de 15 dias. Caso haja atraso, será gerada uma multa de R$ 1,00 por dia útil de atraso, por livro emprestado. Livros de consulta como enciclopédias e dicionário específicos não podem ser retirados, devendo ser lidos no local.

A Biblioteca Municipal de Vinhedo aceita doações de diversos tipos de materiais, resguardando-se por termo assinado pelo doador e garantindo a si mesma o direito de analisar as doações recebidas, avaliando a pertinência de integrá-las ou não ao seu acervo (com critérios como adequação ou não da obra ao público alvo da biblioteca, limitação do espaço físico da biblioteca, atualização, conservação, entre outros). Após a avaliação, caso os itens doados não sejam interessantes ao acervo, a Biblioteca Municipal de Vinhedo poderá encaminhá-los para outras bibliotecas, doá-los ao público interessado, utilizá-los em campanhas culturais, reciclá-los ou mesmo devolvê-los.

Biblioteca Municipal de Vinhedo
Onde? Centro Cultural "Engenheiro Guerino Mario Pescarini"
Rua Monteiro de Barros, nº 101, centro
segunda a sexta-feira, das 9h às 17h