10 JAN 2024
CEI Tia Anastácia passa por reforma geral com investimento em R$ 650 mil
Fotos: Paulo Infanger
Melhorias abrangem uma variedade de setores, desde a substituição do telhado até a revitalização total da infraestrutura elétrica
O Centro de Educação Infantil "Tia Anastácia", localizado na região da Capela, está passando por diversas reformas visando aprimorar sua estrutura física e proporcionar um ambiente mais acessível e funcional para alunos e funcionários, com um investimento previsto em cerca de R$ 650 mil. As intervenções abrangem diversas áreas, desde a troca do telhado até a renovação completa da rede elétrica.

Uma das mudanças mais significativas foi a substituição do telhado do prédio, que envolveu a remoção dos pilares de apoio, mantendo, no entanto, a preservação da varanda existente. Essa medida visa não apenas a melhoria estética, mas também a garantia de um ambiente seguro e protegido para as atividades diárias da creche.

Além disso, a construção de um novo muro de divisa, estruturado e revestido com reboco, contribuirá para a segurança do espaço, proporcionando um ambiente mais organizado e delimitado. A elevação do nível do piso externo, com a criação de rampas adequadas para a acessibilidade, reflete o compromisso da instituição em atender às necessidades de todos os usuários, incluindo aqueles com mobilidade reduzida.

A ampliação do número de banheiros é outra medida importante, com a construção de dois banheiros infantis e dois destinados aos funcionários. A instalação de bebedouros em aço inoxidável reforça o foco na segurança e higiene, enquanto a substituição de janelas visa otimizar a iluminação e ventilação dos ambientes internos.

A reforma abrange ainda a troca da cobertura da rampa de acessibilidade do prédio à quadra, proporcionando condições ideais para a locomoção de todos os alunos, e a modernização da rede elétrica, incluindo a substituição do poste padrão de entrada de energia, buscando garantir a segurança elétrica do local, e proporcionando uma infraestrutura confiável para as atividades cotidianas.

Por fim, a pintura interna e externa do CEI complementa as melhorias, conferindo uma aparência renovada e acolhedora ao ambiente educacional. A finalização de toda a reforma está prevista para o dia 20 de janeiro.

“Essas reformas evidenciam o comprometimento da Prefeitura de Vinhedo, e da Secretaria de Educação, em oferecer um espaço seguro, acessível e propício ao desenvolvimento educacional das crianças. Esperamos que as mudanças impactem positivamente a comunidade escolar, reforçando nosso compromisso com a qualidade e bem-estar de todos os envolvidos”, comenta a secretária de educação, professora Rogéria Nicoletti.

Educação em obras
Até o momento, cerca de R$ 10 milhões já foram investidos em diversas escolas, abrangendo desde pequenas intervenções até reformas estruturais.  Além do Centro de Educação Infantil “Tia Anastácia”, outras instituições já passaram por intervenções que visam garantir um ambiente propício ao desenvolvimento acadêmico e ao bem-estar dos alunos.

Como a EM "Prof.André Franco Montoro", que teve um investimento de R$ 2,5 milhões com reformas, para garantir a substituição completa do telhado, colocação de telhas metálicas trapezoidais e uma estrutura metálica de apoio, troca de toda a rede elétrica e iluminação por LED, a substituição do forro por um sistema de PVC em placas removíveis, além de muitas outras melhorias.

A EM "Dom Mathias" que foi submetida a reformas na laje, e a EM "Dr. Jair Mendes de Barros", que teve seu muro fechado. Na Escola Municipal "Profª Maria de Lourdes Von Zuben", a reforma concentrou-se na quadra e arquibancada, com a instalação de telhas nos vestiários.

Outras intervenções incluíram um investimento de mais de R$ 650 mil na troca de telhado da EM “Prof. Ricardo Junco Neto”, abrangendo tanto a estrutura da escola quanto a da quadra esportiva, sendo planejada a instalação de telhas metálicas do tipo trapezoidal.

O CEI "Pedrinho" teve um redário construído para atividades com as crianças. O Centro de Educação Infantil "Cuca" e a Escola Municipal "Cláudio Gomes" passaram por uma revitalização do parquinho, reforçando o compromisso da administração municipal em proporcionar ambientes adequados para a comunidade escolar.

Todas as obras estão sendo conduzidas de acordo com uma priorização estabelecida, e continuarão a acontecer nos próximos meses, com mais investimentos.

Autor: Camille Heinzl