23 JAN 2024
UPA de Vinhedo já atende com Raio-X e laboratório 24 horas
Novidade permitiu que 13 pacientes fossem atendidos de forma integral durante a madrugada
Os serviços de radiografia e de exames laboratoriais, que passaram a ser oferecidos a partir desta segunda-feira (22), de forma integral na UPA - Unidade de Pronto Atendimento de Vinhedo, já garantiram que 13 pacientes não precisassem de transferência para a Santa Casa para a continuidade do atendimento.

Até então, esses serviços se encerravam às 19 horas, e todo paciente que necessitasse desses procedimentos, mesmo após a triagem e atendimento médico, precisavam de locomover até a Santa Casa.

Na primeira noite da retomada dos serviços, que foram interrompidos há alguns anos, a UPA recebeu 37 pacientes. Destes, 6 pacientes tiveram solicitação de coleta de exame laboratorial, enquanto outros 5 precisaram de raio-x e dois ainda receberam gesso (imobilização por fratura).

“Eu acompanhei a primeira noite da retomada desses serviços e vi a satisfação dos pacientes ao saberem que o atendimento seria completo”, enfatizou o prefeito de Vinhedo, Dr. Dario Pacheco.

Cerca de 350 pacientes utilizam diariamente os serviços da UPA 24 horas. Para dar conta da nova demanda, a Secretaria Municipal de Saúde contratou mais 5 profissionais de enfermagem – sendo 3 técnicos e 2 enfermeiros, além de técnicos em Raio-X, técnico em imobilização e técnicos de laboratório.

“A estrutura física e de equipamentos é a mesma, apenas estamos colocamos pra girar 24 horas acompanhando todo o atendimento da unidade”, explica Milton Ribolli, secretário municipal de Saúde, que também acompanhou o prefeito, ao lado dos vereadores Paulinho Palmeira (presidente da Câmara), Inês Diogo e Rubens Nunes.

O que tem na UPA?

Uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é uma unidade de saúde de média complexidade que tem como objetivo oferecer atendimento médico de urgência e emergência à população, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana.

Em Vinhedo, ela está equipada para atender casos de natureza clínica e pediátrica, oferecendo serviços como consultas médicas, realização de exames laboratoriais e radiológicos, curativos, suturas, administração de medicamentos, entre outros.

Além dos clínicos gerais, que já atuam 24 horas por dia, a UPA de Vinhedo mantém pediatras, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19h, sendo que, pediatras também fazem um plantão estendido, nas segundas-feiras, das 19h às 23h, por ser o dia de maior demanda.

Já os exames, de raio-x e laboratoriais, antes eram oferecidos apenas das 7h às 19h, o que muda a partir de 22 de janeiro.

O local também possui uma farmácia para a dispensa de medicamentos, cujo atendimento segue, diariamente, das 7h às 19h.

Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24 horas
Rua Engenheiro José Aurélio Frediani, nº 45 - Jardim Santa Rosa