02 MAI 2024
Vinhedo reforça ações de vacinação contra febre amarela
Pessoas a partir de nove meses de idade devem se vacinar
A Secretaria de Saúde de Vinhedo irá reforçar ações para incentivar a vacinação contra a febre amarela. É de recomendação do governo de São Paulo que todos os municípios implementem ações imediatas de vacinação para pessoas a partir de nove meses de idade não vacinadas (vacinação seletiva). O objetivo é de alcançar coberturas vacinais de no mínimo 95%.

Até está terça-feira (30) a Região Metropolitana de Campinas já registrou dois casos de febre amarela no ano, resultando em um óbito em Águas de Lindoia. Vinhedo não registrou nenhum caso da doença.

Está sendo divulgado alerta epidemiológico para reforçar a imunização dos munícipes que ainda não estejam vacinados contra a doença. A cobertura vacinal contra a febre amarela na cidade para menores de 1 ano se encontra em 83,41%.

A imunização contra a febre amarela está disponível, de segunda a sexta-feira, até 16h em todas as UBSs de Vinhedo. É necessário apresentar carteirinha de vacinação e documento com foto.

Quem deve se vacinar?:
- Pessoas a partir de nove meses de idade não vacinadas
- Caso a pessoa tenha recebido apenas uma dose da vacina Febre Amarela antes de completar cinco anos de idade: deverá receber uma dose adicional, independentemente da idade;
- Pessoas com 60 anos ou mais de idade: poderá ser vacinada, em especial para os residentes ou viajantes para as localidades com evidência de circulação do vírus da Febre Amarela (casos de Febre Amarela em humanos ou Epizootias), sempre associada à avaliação do risco relacionado às comorbidades nessa faixa etária.
- Viajantes para áreas com evidência de circulação do vírus Febre Amarela (em humanos ou epizootias), não vacinados: a vacinação para viajantes deve ser realizada pelo menos com 10 dias de antecedência;
- Viajantes internacionais: a vacinação é recomendada segundo a situação epidemiológica de risco do país de destino e/ou pela exigência de comprovação da vacinação contra a Febre Amarela (certificado internacional de vacinação) para entrada em alguns países, devendo ser administrada com pelo menos 10 dias de antecedência. Os viajantes internacionais que receberam a dose fracionada da vacina Febre Amarela (atenuada) deverão ser vacinados com a dose plena (0,5 ml), pelo menos 10 dias antes da viagem.

Vacinação contra a febre amarela
Data: De segunda a sexta-feira
Horário: Até às 16h