02 MAI 2024
Criateliê oferece encontros formativos para auxiliares da educação infantil
Iniciativa começou em março deste ano, e visa tornar o ambiente escolar mais propício ao desenvolvimento da criatividade das crianças

O Criateliê surge como uma iniciativa inovadora na educação de Vinhedo, com foco na capacitação dos auxiliares de educação infantil. Com o objetivo de potencializar os ambientes e materiais utilizados nessa fase crucial da educação básica, os encontros formativos promovem a abordagem da aprendizagem criativa como fundamento central.

Os encontros, conduzidos pelos educadores do Ceformi, ocorrem quinzenalmente no Centro de Formação, situado próximo à escola CEI Pica Pau Amarelo. A temática abordada é variada, englobando desde a introdução à Aprendizagem Criativa até atividades práticas que estimulam o pensamento criativo e reflexivo.

O Criateliê começou em março, e iniciou sua jornada explorando a interconexão entre a Aprendizagem Criativa e a Educação Infantil. Já no mês de abril o foco recaiu sobre o tema "Luz, sombra, ação", onde os participantes foram desafiados a criar um aquário interativo utilizando tecnologia e materiais simples como bateria, fios e leds. Além disso, outra atividade envolveu a combinação de lâmpadas para gerar sombras coloridas, proporcionando novas dimensões ao tradicional teatro de sombras.

Essas experiências práticas têm como objetivo não apenas enriquecer o repertório dos auxiliares, mas também fomentar a autonomia, a exploração e a experimentação no ambiente educacional. O Criateliê busca oferecer ferramentas e recursos, como brincadeiras, jogos, músicas e contação de histórias, visando tornar o ambiente da Educação Infantil mais propício ao desenvolvimento da criatividade das crianças.

Dessa forma, o Criateliê se apresenta como uma valiosa contribuição para a educação de Vinhedo, ao promover uma abordagem pedagógica inovadora que busca estimular o potencial criativo das crianças.

Autor: Camille Heinzl