25 JAN 2024
Projetos Educativos de Vinhedo concorrem à Premiação Nacional
Projeto Colorindo a escola (Escola Municipal Dr Abrahão Aun)
Duas escolas do município foram selecionadas para participar do Edital Nossa Escola Mais Criativa de 2023, concorrendo na categoria "Ações de Transformação da Escola"
O município de Vinhedo, integrante do Programa Escolas Criativas desde 2021, projeto que visa transformar escolas públicas em ambientes mais instigantes e relevantes por meio da aprendizagem criativa, está participando da premiação do Edital “Nossa Escola Mais Criativa” de 2023.

Duas escolas do município se destacam entre as mais de 120 submissões do edital, concorrendo na categoria 1 "Ações de Transformação da Escola".

O primeiro projeto, denominado "Colorindo a Escola," foi iniciado pela turma do 3º ano, com orientação da professora Joana Manente, na Escola Municipal Dr. Abrahão Aun, em meados de 2022.

A iniciativa visava revitalizar espaços da escola através da pintura, proporcionando um ambiente mais estimulante para as crianças. A campanha de arrecadação de doações de tintas foi um sucesso, resultando na pintura de bancos, paredes e até mesmo do chão, onde foram criados espaços lúdicos como amarelinhas e circuitos.

O projeto, conduzido de maneira autônoma pelas crianças, trouxe uma nova vida à escola, tornando-a colorida, convidativa e funcional para o aprendizado.

O segundo projeto, denominado "Clube de Aprendizagem Criativa," da Escola Municipal Integração, liderado pelo Professor Diego Gonçalves, tem como propósito oferecer um espaço de experimentação prática dos conceitos da Aprendizagem Criativa.

O objetivo é possibilitar que membros da comunidade escolar desenvolvam suas paixões e habilidades, contribuindo para uma educação emancipatória e criativa. O projeto busca inspirar outras unidades escolares por meio da construção coletiva e debates constantes.

Ambos os projetos de Vinhedo estão concorrendo na fase de votação popular do Edital Nossa Escola Mais Criativa. A premiação, seguindo critérios da UNESCO, busca reconhecer práticas educativas inovadoras, eficazes, sustentáveis e replicáveis alinhadas às nove dimensões de uma Escola Criativa.

A votação, aberta a toda a população, inicia-se em 29 de janeiro e encerra em 12 de fevereiro. O resultado será divulgado em 13 de fevereiro.

Para votar nos projetos, basta clicar no link de cada um e votar, inserindo seu e-mail. Em seguida, acesse sua caixa de entrada de e-mails e confirme seu voto.

Escola Municipal Dr Abrahão Aun -
Projeto Colorindo a escola, link: https://premiacaoescolascriativas.prosas.com.br/project-view/227265
Escola Municipal Integração - Projeto
Clube de Aprendizagem Criativa, link: https://premiacaoescolascriativas.prosas.com.br/project-view/269958