29 JAN 2024
Secretaria de Saúde realiza exames bucais em crianças do fundamental 1
Exames começam a ser realizados a partir do dia 5 de fevereiro

Começa na semana que antecede o carnaval (a partir do dia 5 de fevereiro), os exames bucais em crianças do fundamental 1 de Vinhedo. A primeira escola municipal a receber os exames a partir do dia 5 de fevereiro é a EM Professora Maria de Lourdes Von Zuben.

Em reunião na última semana, o Departamento de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação organizaram o cronograma de atividades educativas e exames das crianças do ensino público.

Ainda em fevereiro, também recebem os exames nos dias 14, 15 e 16 o CIC Eduardo Von Zuben, na semana do dia 19 de fevereiro a escola municipal Abel Maria Torres e Professora Magdalena Lébeis, e na semana do dia 26 a escola Dr Abrahão Aun.

Os novos agendamentos continuam para março de acordo com a agenda das secretarias e das escolas.

Já para o ensino infantil, fundamental 2 e EJA, serão realizadas atividades educativas ao longo do ano para levar orientações e informações para o cuidado diário durante as  visitas às escolas. Além disso, estão previstas conversas e palestras com os pais/auxiliares e professores de acordo com a necessidade e disponibilidade de horários de cada escola.

“Essa parceria das duas secretarias existe há muitos anos e juntas trabalham para melhorar as condições bucais de nossas crianças.” comenta a Dra. Daniela Moitinho Schock, dentista da rede pública.

Classificação dos exames bucais

As crianças são avaliadas e classificadas em verde (boa higiene oral e livres de cáries), amarelas (presença de placa bacteriana ao exame, mas livres de cáries) e vermelhas (presença de cárie) que podem ser ainda classificadas como vermelho + (quando há a presença de abscesso, dor ou situações mais críticas).

Essa classificação serve para direcionar as prioridades no momento do agendamento via escola. Os vermelhos são prioridades no agendamento, passando-se depois para o agendamento dos amarelos e posteriormente os alunos classificados como verde.

Contato

Devido à dificuldade de entrar em contato com muitos pais, em chamadas telefônicas, o agendamento dessas crianças muitas vezes é feito via Whatsapp da escola para os pais.

É de extrema importância que os pais e responsáveis mantenham sempre o número de telefone atualizado no SIM para que seja possível entrar em contato com mais rapidez.

Autor: Victoria Sampaio