01 FEV 2024
DEFESA CIVIL
OBRAS PÚBLICAS
Defesa Civil de Vinhedo completa 14 anos de serviços prestados à população nesta quinta-feira (1º)
Foto: Eliel Rezende
Órgão soma atuações à frente de obras emergenciais, acompanhamento de escolas e hospitais e até prêmios como reconhecimento
A Defesa Civil de Vinhedo completa, nesta quinta-feira (1º), 14 anos de serviços prestados à população. Durante a atual administração, entre os destaques, o órgão concluiu treze obras emergenciais, realizou a reforma e o acompanhamento de unidades escolares e hospitalares e ganhou até prêmios.

As obras emergenciais compreendem problemas antigos, e até históricos, e outros surgidos recentemente. Entre elas, estão o retaludamento na Av. Aparecida Tellau Seraphim, sentido Rodovia Anhanguera, a contenção de solo do córrego da Capela, a execução de muro de gabião no córrego da Rua Rancho Fundo, na Vila Pompeia, a contenção de talude entre a Av. Otávio Tasca e a Rua Goiás, na Vila Junqueira, e o retaludamento na Rua 21 de Abril, na Capela.

Ainda, foram identificadas e finalizadas as reformas em unidades escolares e hospitalares. São elas: EM Prof. Ricardo Junco Neto, CEI Grilo Falante, CEI Pequeno Príncipe, CEI Saci Pererê, CEI Sítio do Pica Pau Amarelo, CEI Tia Anastácia, CEI Vila Sésamo, CEI Visconde de Sabugosa, EM Antônia do Canto, EM Dom Mathias, EM Jair Mendes de Barros, EM Maria de Lourdes e Complexo Educacional Norberto Elias; além do Centro Médico, UBS Planalto, Policlínica da Capela e o Pronto Atendimento (PA) da Capela

Só no ano passado foram feitas 2.500 ações de proteção e socorro na cidade. A atuação credenciou a Defesa Civil ao Prêmio Municípios Resilientes de 2023, do Governo do Estado de São Paulo, como a terceira melhor gestão de todo o Estado. A cidade alcançou pontuação de grau bronze, atrás de São José do Rio Preto (prata) e Campinas (ouro).

Vinhedo também figurou entre as três melhores em 2022 e em segundo em 2021.

Atualmente ligada à Secretaria de Governo, o órgão é capitaneado pelo Diretor de Proteção e Defesa Civil, Maurício Roberto Barone, e faz parte da Defesa Civil Regional através da Câmara Temática de Proteção e Defesa Civil da Região Metropolitana de Campinas.

História

Criado em 2010, Lei Municipal Complementar 90, o órgão surgiu com a missão de articular, planejar e coordenar ações de resposta a desastres e de reconstrução na cidade.

A Defesa Civil, porém, deu início às as atividades em 2009, 1 ano antes de sua criação, após a Administração da época solicitar à Guarda Civil Municipal um mapeamento das áreas de riscos e de desastres da cidade. Assim, o então supervisor da GCM e atual Diretor da Defesa Civil, Maurício Roberto Barone, cumpriu a tarefa de fevereiro a setembro daquele ano. Depois, os dados foram validados, a Administração requisitou e o órgão foi criado para cuidar da situação.
Autor: Giovane Marques