Vítimas têm à disposição botão SOS que permite comunicação ágil com a GCM
Criada em agosto de 2023, a Sala Lilás da Guarda Civil Municipal ajudou a acolher e amparar 62 mulheres da cidade durante o ano passado, vítimas de algum tipo de violência, seja psicológica, física, moral, patrimonial ou sexual. Somente em 2024, 17 mulheres receberam atendimento especializado da Patrulha Lei Maria da Penha.
Das 62 vítimas no ano passado, 5 voltaram com autores, 6 mudaram de cidade, 22 vieram até a Sala Lilás, 29 foram visitadas em suas casas e 3 optaram em não aderir ao Botão SOS - ferramenta no celular que permite uma comunicação mais ágil com a GCM.
A Sala Lilás conta um espaço de atendimento reservado e protegido, as vítimas são ouvidas, com total sigilo e discrição e, se sentirem necessidade de expor sua situação por livre espontânea vontade, recebem todo o tipo de apoio.
“Temos ainda um espaço com área kids para mulheres que são vítimas e não podem deixar as crianças com algum responsável. Deste modo, asseguramos total segurança e proteção aos presentes”, diz a GCM Katia, que assessora as vítimas.
Para vítimas que não conseguem vir até a sede da Guarda Civil, os atendimentos podem ser realizados remotamente, através de chamadas ou mensagens via WhatsApp no contato (11) 94201-4679.