08 FEV 2024
Usuários do Caps-i pintam paredes e se preparam para o carnaval
Fotos: Virginia Regina Farias Barchetta
Atividade faz parte do processo de acolhida e desenvolvimento psicossocial das crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes usuários do Caps Infantojuvenil ajudaram, nesta semana, a decorar o espaço para o carnaval. A iniciativa faz parte de um conjunto de oficinas organizadas pela equipe de profissionais de saúde para os usuários do serviço, tanto as crianças, como seus pais e responsáveis.

As oficinas são realizadas durante todo o ano e variam entre atividades como culinária, desenho, teatro e diversos grupos para atender demandas diversas. Além disso, os usuários também são convidados a pintar e decorar as paredes do centro, como aconteceu recentemente.

Desde a sua estrutura, decoração e projetos, o Caps-i vem se tornando um espaço que acolhe e cresce junto de seus usuários, por meio da proposta de atividades organizadas, onde crianças e adolescentes participam também.

De acordo com Júlia Ritez Martins, psicóloga e gerente de saúde mental, não é apenas a atividade de pintura em si que se destaca, mas sim que os usuários vão construindo e reconstruindo seu pertencimento não só ao serviço, mas na comunidade em que vivem.

O que é o Caps-i?

Inaugurado em agosto de 2023, o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil - Casa Arco-Íris, oferece atendimento qualificado para crianças e adolescentes, com até 18 anos de idade incompletos, que residam em Vinhedo, e que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes.

Antes da implantação do Caps-i, o atendimento era apenas ambulatorial com psicólogo e psiquiatra. As crianças e adolescentes eram atendidos em ambulatório de saúde mental com máxima de um atendimento semanal.

Agora, com o novo espaço, o atendimento no local permite, por meio de iniciativas como essa, o envolvimento de seus usuários na construção de um espaço acolhedor para todos.

Autor: Victoria Sampaio