15 FEV 2024
Pais podem acompanhar no site cardápio servido nas escolas municipais
Foto: Eliel Rezende
A iniciativa visa oferecer informações detalhadas sobre as opções alimentares disponíveis para os estudantes

A Prefeitura de Vinhedo reforça seu compromisso com a transparência e qualidade na alimentação escolar, permitindo que pais e responsáveis tenham acesso fácil e direto ao cardápio servido nas escolas municipais mensalmente. Com mais de 30 mil refeições diárias distribuídas em diferentes segmentos educacionais, a iniciativa visa oferecer informações sobre as opções alimentares disponíveis para os estudantes.

Para facilitar o acesso ao cardápio, basta seguir um simples passo a passo. Os interessados podem acessar o site da prefeitura e, em seguida, navegar até a seção de secretaria, depois em educação e, por fim, em alimentação escolar. Lá, será possível baixar o cardápio, proporcionando aos pais uma visão abrangente do que seus filhos consomem diariamente nas escolas municipais. Além do acesso pelo site, os cardápios são disponibilizados nas unidades escolares.

Diariamente, a distribuição das refeições é ajustada de acordo com o tempo de permanência dos alunos no ambiente escolar, a faixa etária atendida e as especificidades de cada segmento educacional. Isso é feito com uma variedade de alimentos de qualidade, priorizando a oferta de alimentos in natura ou minimamente processados.

Os cardápios destinados aos alunos de educação infantil abrangem a oferta de quatro a cinco refeições diárias, distribuídas entre café da manhã, colação, almoço, lanche da tarde e jantar. Essas refeições atendem, em média, a 70% das necessidades nutricionais das crianças que estão no ambiente escolar, em período integral.

Para os estudantes do ensino fundamental que frequentam a escola em período parcial diurno, são disponibilizadas duas refeições diárias, sendo distribuídas entre lanche da manhã ou tarde e almoço.

Já no período noturno, é oferecida uma refeição, o jantar, composto por alimentos variados que suplementam 20% das necessidades nutricionais desses escolares.

Nas escolas estaduais que atendem os estudantes de ensino médio em período integral, são oferecidas três refeições diárias, abrangendo café da manhã, almoço e lanche da tarde. E em período parcial, são disponibilizadas duas refeições, sendo lanche da manhã ou tarde e almoço.

Os cardápios são elaborados por nutricionistas do Departamento de Alimentação Escolar, seguindo as recomendações das legislações pertinentes ao Programa Nacional de Alimentação Escolar. Além disso, eles desempenham um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento biopsicossocial, na aprendizagem, no rendimento escolar e na formação de práticas alimentares saudáveis dos alunos. Isso é alcançado por meio de ações de educação alimentar e nutricional, aliadas à oferta de refeições que atendem às necessidades nutricionais durante o período letivo.

A eficiência do programa é evidenciada pela alta aprovação obtida nos levantamentos de qualidade, como o INDSAT (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) realizado no início do 2º semestre de 2023. A maioria dos moradores entrevistados expressou aprovação à Merenda Escolar de Vinhedo, reconhecendo-a como uma das melhores.

É importante ressaltar também, que aos alunos diagnosticados com alergias, intolerâncias alimentares, diabetes, dislipidemias, ou hipertensão, é disponibilizado cardápio e substituições de alimentos conforme as necessidades alimentares especiais.

A qualidade das refeições são garantidas por controles de acompanhamento em todo o processo de preparação dos alimentos, desde o recebimento dos gêneros alimentícios até a entrega da refeição preparada aos estudantes.

Autor: Camille Heinlz