20 FEV 2024
Novo cemitério de Vinhedo será ecologicamente correto
Foto: Eliel Rezende
Obra soluciona de forma definitiva o problema da falta de sepulturas
No segundo semestre deste ano Vinhedo já contará com o novo cemitério municipal. A obra, erguida num terreno anexo ao atual cemitério, será vertical e, seguindo a resolução do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), com um sistema ecologicamente correto, usando tecnologia para que o líquido da decomposição dos corpos seja tratado para que não contamine o solo e o ar, eliminando, até mesmo, odores.

A falta de sepulturas e jazigos no atual cemitério era um problema recorrente, apontado desde 2015, e que trazia preocupação aos moradores e autoridades.

Desde então, obras paliativas para ampliar a capacidade do local foram realizadas, mas nada que resolvesse o problema de forma definitiva. De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos, restam menos de 40 jazigos disponíveis no Cemitério de Vinhedo.

Chamado de Cemitério Sustentável, a obra tem um custo de R$ 4,3 milhões. São cerca de 1,2 mil metros quadrados de construção, no único espaço disponível dentro do próprio cemitério, fazendo fundo com a Rua Bahia e a Avenida Brasil. Estão sendo construídas 980 gavetas mortuárias em alvenaria e concreto que se adequam às exigências dispostas na Resolução Conama nº 335/2003.

“Uma obra necessária e urgente que sempre foi deixada para trás. Seria doloroso demais termos que sepultar nossos familiares em municípios da região por falta de espaço”, explica o prefeito Dr. Dario Pacheco.

Tecnologia e Meio Ambiente
Diferente dos cemitérios tradicionais, onde há presença de insetos e o processo de decomposição pode apresentar algum odor, o cemitério vertical conta com tubos especiais que coletam o líquido proveniente da decomposição e evitam que contaminem o solo e os lençóis freáticos.

No Brasil, o Conama já determina que, mesmo em cemitérios tradicionais, o líquido da decomposição seja tratado para que não contamine o solo. No entanto, nem sempre isso acontece, pois os cemitérios mais antigos não foram instalados com a tecnologia necessária.

Apesar de parecer novidade, o conceito de 'enterro vertical' existe no Brasil desde 1930 no Cemitério São Miguel e Almas, no Rio Grande do Sul. Já o Memorial de Santos, onde está o corpo de Pelé, existe desde 1983 e conta com mais de 17 mil lóculos.

Enquanto os cemitérios parque (horizontais) têm a sua origem ligada ao protestantismo americano, os cemitérios verticais estão ligados à cultura oriental de otimização de espaços em função dos altos índices populacionais.

Arquitetonicamente, em Vinhedo, as gavetas do novo cemitério serão dispostas sob a forma de constituírem um mosaico celular composto de linhas e colunas ortogonais. E sua construção será dotada de uma tecnologia onde gases e vapores gerados no processo serão conduzidos para um dispositivo denominado ‘Inativador de Gases’, onde o CO2 e o gás sulfídrico são transformados, respectivamente, nos inofensivos carboneto de sódio e sulfeto de sódio, gases inodores e não contaminantes.
Autor: Rafael Faria