26 FEV 2024
Exames bucais em crianças do fundamental 1 continuam em Vinhedo
1.923 crianças já foram examinadas

Os exames bucais nas escolas municipais de ensino fundamental 1 continuam sendo realizados pelas dentistas da Secretaria de Saúde. Nesta semana, os alunos da escola municipal Dr. Abrahão Aun estão recebendo os exames.

Até esta segunda-feira (26), de quatro escolas do município visitadas, 1.923 crianças já foram examinadas.

Após a classificação de acordo com a situação das bocas, essas crianças estão sendo agendadas em suas UBSs de referência para atendimento odontológico.

Primeiramente serão agendadas as crianças que se encontram em situação mais crítica, com cáries extensas ou grande número de cáries, com dor, infecção ou algum outro ponto agravante. Depois, os que apresentaram poucas ou menores cáries, e por fim os que apresentaram apenas placa bacteriana ao exame.

Classificação dos exames bucais

As crianças estão sendo avaliadas e classificadas em verde (boa higiene oral e livres de cáries), amarelas (presença de placa bacteriana ao exame, mas livres de cáries) e vermelhas (presença de cárie) que podem ser ainda classificadas como vermelho + (quando há a presença de abscesso, dor ou situações mais críticas).

Essa classificação serve para direcionar as prioridades no momento do agendamento via escola. Os vermelhos são prioridades no agendamento, passando-se depois para o agendamento dos amarelos e posteriormente os alunos classificados como verde.

A equipe de odontologia deve atender, até o fim do ano, todas as crianças do fundamental 1 classificadas como amarelo e vermelho.

Entre as próximas escolas a serem examinadas nas próximas semanas estão: EM Professor Cláudio Gomes, EM Professora Antônia do Canto e Silva Cordeiro, EM Drª Nilza Maria Carbonari Ferragut e EM Dom Mathias.

Contato

O agendamento das crianças está sendo feito via Whatsapp da escola para os pais.

É de extrema importância que as crianças agendadas compareçam às consultas acompanhadas por um responsável.

A falta no dia marcado acarretará em perda da vaga e essas crianças são as que mais precisam passar pelo atendimento odontológico.

A orientação para os pais é que se não puderem comparecer no dia agendado, avisem ou remarquem diretamente na UBS, pois as mesmas não serão chamadas novamente.

Autor: Victória Sampaio