07 MAR 2024
Profissionais da saúde participam de roda de palestras sobre tuberculose
Foto: Juliana Molina
Evento ocorreu nesta quinta-feira (7), na Câmara Municipal de Vinhedo

A Câmara Municipal de Vinhedo recebeu, nesta quinta-feira (7), uma roda de palestras sobre tuberculose. O evento ocorreu na parte da manhã e contou com a presença de profissionais da rede básica, técnicos de enfermagem, enfermeiros, assim como profissionais da urgência e emergência e profissionais de Louveira.

As palestras foram conduzidas por Dr. Antônio Camargo Martins (Médico Infectologista da SMS Indaiatuba), Pâmela Cristina T. dos Santos (Enfermeira do Centro de Testagem e Aconselhamento de Indaiatuba) e Jacqueline M. Bastos de Pina (Nutricionista do Centro de Testagem e Aconselhamento de Indaiatuba). Os profissionais discutiram sobre os princípios gerais da doença, tratamento, assim como a série histórica de casos de tuberculose e sua evolução no município de Vinhedo de 2013 a 2023.

“Organizamos este evento para qualificar os profissionais da atenção básica e urgência e emergência, com o objetivo de melhorar os nossos indicadores em relação à doença”, comenta a enfermeira Maria Reis.

Mês do Combate à Tuberculose

É celebrado no dia 24 de março o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

A vacina BCG (bacilo Calmette-Guérin) é responsável por proteger crianças contra a tuberculose em suas formas mais graves. O imunizante é ofertado pelo SUS e está disponível nas salas de vacinação das unidades básicas de saúde e em algumas maternidades.

Essa vacina deve ser ministrada às crianças ao nascer, ou, no máximo, até os quatro anos, 11 meses e 29 dias.

Atente-se aos sintomas da tuberculose, como:

– tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue

– cansaço excessivo

– febre baixa, geralmente, à tarde

– sudorese noturna

– falta de apetite