03 ABR 2024
Vinhedo inaugura primeira passagem suspensa para animais silvestres
Foto: Eliel Rezende
Corredor verde está localizado no bairro Caixa d’ Água interligando Valinhos e Vinhedo

Vinhedo ganha nesta semana, a primeira passagem suspensa para animais silvestres, interligando a fauna de Vinhedo e Valinhos, com a possibilidade de interligar, futuramente, também Louveira e Itatiba.

Localizado no bairro Caixa d’ Água, sobre a Rodovia Edenor João Tasca, a passagem suspensa é uma das metas do Programa Reconecta, que pretende unir as 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) através de um corredor verde de preservação ambiental.

A passarela é feita com madeira e cabos de aço, por onde vão circular animais silvestres com total segurança. De acordo com a Secretaria de Planejamento Ambiental, o local da instalação foi escolhido pela representação de fragmentos de florestas e apresentar alto índices de acidentes envolvendo espécies da fauna, seja por atropelamento ou descarga elétrica.

Além dos benefícios ecológicos do projeto, as passagens suspensas contribuem para evitar acidentes de trânsito devido a animais soltos na pista. Na região, além de Vinhedo, Campinas também já possui passagens suspensas.

Com o custo de R$52 mil, o projeto foi executado pela Secretaria de Planejamento Ambiental, com verba de emenda impositiva do vereador Luiz Vieira.

Autor: Ana Cândida Briski