25 ABR 2024
Prestes a ser reinaugurado, Portal do Cristo é vandalizado
Mesmo com câmeras, playground e outros espaços foram danificados
Com entrega marcada para a próxima sexta-feira (26), o Portal do Cristo Redentor sofreu ação de vandalismo nesta madrugada. Os criminosos danificaram o playground, um portão e removeram alguns bloquetes para realização de fogueira. A Guarda Civil Municipal está de posse das imagens de segurança para tentar identificar os autores.

A multa para quem deprecia espaços públicos pode chegar a R$ 10 mil, além dos autores serem condenados de três a um ano de prisão. A população pode ajudar nos trabalhos, denunciando qualquer ato de vandalismo, através do 153.

A reforma do espaço era muito aguardada pela população, já que o atrativo turístico não recebia reformas desde a sua inauguração. No complexo é possível observar uma das vistas mais lindas de Vinhedo, um convite a contemplação das estrelas e pôr do sol.

Revitalização

As obras de revitalização completa de um dos principais e mais icônicos atrativos turísticos de Vinhedo tiveram início em julho do ano passado, com investimentos de R$ 2,8 milhões. A reforma faz parte do maior pacote de obras da história de Vinhedo de revitalização de espaços públicos, praças, unidades de saúde e escolas.

As obras compreenderam a reforma da imagem do Cristo Redentor, dos sanitários, lanchonete, com troca do piso, forro, louças e demais materiais. O mirante que fica no local recebeu ajustes para melhorar a visualização de toda a cidade.

O local está 100% de acessível e também recebeu novos quiosques, iluminação em LED, anfiteatro com arquibancada para receber atrações culturais, novo playground, nova fonte e um pergolado.

São três pisos ligados por escada e elevador que vão comportar diferentes atrações, incluindo lanchonete e cafeteria, sala de exposições, espaço histórico e o novo mirante.

Também foi feita no local, a construção de uma nova passarela, ligando a concha acústica à cafeteria. O estacionamento recebeu pavimentação intertravada.

A réplica do Cristo Redentor, inaugurada em 31 de outubro de 1976, está localizada em um dos pontos mais altos do município e oferece uma vista panorâmica da região. Já o portal anexo foi inaugurado em em 7 de dezembro de 2013 e nunca havia recebido reformas.
Autor: Ana Cândida Briski