Rede Social Eventos
06 JUN 2024
SEGURANÇA PÚBLICA
COI de Vinhedo abre inscrições para visitas guiadas
Objetivo é apresentar aos cidadãos o funcionamento do sistema de monitoramento da cidade

O Centro de Operações Integradas de Vinhedo está abrindo uma agenda de visitas guiadas aos moradores da cidade que desejarem conhecer o sistema de  monitoramento implantado do município. Para isso, os interessados deverão fazer a inscrição prévia pelo link disponibilizado no site da Prefeitura de Vinhedo (https://bit.ly/visitasCOIvinhedo), ou encaminhando um e-mail para o endereço visita.coe@vinhedo.sp.gov.br, ou ainda pessoalmente na recepção da Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana.

Inicialmente, será uma única turma por semana, às terças-feiras, a partir das 9 horas. Sendo a primeira visita já programada para o próximo dia 18 de junho.

Em função da limitação do espaço, poderão se inscrever até 20 pessoas por dia de visita. Já em caso de grupos maiores, que desejam comparecer juntos, está sendo disponibilizado um campo onde o responsável pela inscrição apresenta sua justificativa.

O que COI?

Inaugurado em julho de 2023, o Centro de Operações Integradas proporciona maior agilidade e eficiência para as ações da Guarda Civil Municipal, com 600 câmeras distribuídas pelo município, em um investimento de R$ 5 milhões.

Entre as funções do COI estão o atendimento e despacho de ocorrências, inteligência e monitoramento 24 horas feito por guardas treinados. Neste espaço, a GCM unifica as informações de segurança, acompanha todas as entradas e saídas da cidade com o uso de câmeras de monitoramento, fiscaliza o tráfego de veículos e das situações de risco, acompanhadas pela Defesa Civil Municipal.

Além disso, o sistema é integrado às plataformas do Alerta Brasil, Detecta, e aos sistemas Sentry, Drive Framework (semáforos, radares, parquímetros, fluxo do trânsito nas vias e tags de ônibus), CCONET, Inforseg e Digifort, monitorando não só sistemas de segurança como integrando-se à mobilidade urbana do município.

O COI, como serviço da Guarda Civil Municipal de Vinhedo, está instalado no próprio prédio da Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana, de onde o monitoramento é feito 24 horas por dia pelos GCMs.