O evento teve como foco a discussão e a reflexão sobre a importância da literatura oral e escrita desde os primeiros meses de vida das crianças
Durante o último mês, as professoras de berçários e maternais participaram de um ciclo de formação dedicado à leitura para bebês. Durante os encontros, foram abordadas diversas estratégias e técnicas para a organização de espaços leitores voltados para bebês e crianças bem pequenas.
O evento teve como objetivo principal a discussão e a reflexão sobre a importância da literatura oral e escrita desde os primeiros meses de vida. As professoras tiveram a oportunidade de apreciar diferentes livros, lerem e debaterem sobre a temática, destacando a relevância do contato com a literatura desde cedo.
A escuta de bons textos literários enriquece a experiência estética dos bebês, que apreciam a modulação da voz e a musicalidade das palavras antes mesmo de falar. Quando a professora lê para os bebês e compartilha seu encantamento, aproxima-os do universo literário e do prazer da leitura.
A formação visou fortalecer a prática de leitura nas primeiras fases da educação infantil, destacando seu impacto positivo no desenvolvimento das crianças. As professoras puderam adquirir conhecimentos valiosos sobre como o papel do educador é fundamental nesse processo.
Com essas novas técnicas e a criação de ambientes leitores adequados, espera-se que os bebês possam desfrutar de um contato mais intenso e prazeroso com a literatura, promovendo um desenvolvimento ainda mais enriquecedor.