Imunização é voltada para toda a população a partir de 6 meses de idade e previne o agravamento de doenças respiratórias
Visando ampliar a cobertura vacinal, a campanha de vacinação contra influenza, foi prorrogada até o dia 14 de julho em todo o Estado. Para se imunizar contra a gripe e prevenir demais complicações respiratórias, basta comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa.
Em Vinhedo, a cobertura vacinal está em 43,54%, sendo que a meta nacional é de 95%. A Secretaria Municipal de Saúde vem descentralizando a vacinação oferecendo a imunização em feiras, eventos e supermercados da cidade.
A imunização é voltada para toda a população a partir de 6 meses de idade para prevenir o agravamento de doenças respiratórias.
Nos períodos de inverno, as baixas temperaturas e o ar seco propiciam a proliferação do vírus da influenza, facilitando a transmissão de doenças respiratórias como gripe, rinite, além do agravamento de quadros de asma e sinusite.
Cuidados
Além de seguir o calendário vacinal e se imunizar, é importante manter alguns cuidados como:
Lavar as mãos frequentemente ou usar álcool gel;
Higienização de objetos;
Utilizar lenços descartáveis ao tossir e espirrar, caso não seja possível, utilizar a parte interna do braço para cobrir a boca e o nariz (não utilize as mãos para cobrir a boca e o nariz);
Mantenha o ambiente arejado;
Beber bastante água e manter-se hidratado;
Ter uma alimentação saudável.
Serviço
Prorrogação Campanha de Vacinação Contra a Gripe
Até 14 de julho nas UBSs
População acima dos 6 meses de idade
Autor: Ana Cândida Briski