Medida espera garantir autonomia e poder de compra dos assistidos da Secretaria de Assistência Social
A Prefeitura de Vinhedo apresenta, nesta sexta-feira (22), um novo programa de crédito mensal que vai substituir a entrega de cestas básicas – destinada aos assistidos da Secretaria de Assistência Social. O Cartão Multibenefícios, que tem bandeira MasterCard, vai funcionar como um “vale-alimentação”, podendo ser usado em mercados, mercearias, açougues, padarias e feiras da cidade. A iniciativa busca garantir a autonomia e o poder de compra do beneficiário.
Atualmente, estão aptos a receber o benefício 1.150 famílias, que enfrentam insegurança alimentar, sob o acompanhamento da Secretaria de Assistência Social. Os valores variam de R$ 200 a R$ 300 por família, dependendo do número de integrantes do grupo familiar, sendo R$ 200 para 1 ou 2 membros; R$ 250 de 3 a 5 membros; e R$ 300 acima de 6 membros.
A nova medida, válida a partir de janeiro de 2025, é tratada como uma forma de encurtar caminhos até a entrega de benefícios. Um exemplo é a logística utilizada para a retirada das cestas, feita de forma presencial, demandando o tempo e a locomoção de funcionários e assistidos.
Outra condição observada foi a quantidade desproporcional de itens ofertados nas cestas básicas. Segundo a Secretaria de Assistência Social, há um desiquilíbrio na dosagem dos produtos em comparação ao número de membros de uma família.
Pensando nisso, a partir da reformulação do programa, produtos que não estão presentes na cesta, como alimentos de origem animal (carne, peixe e ovo), podem ser adquiridos com o novo cartão.
Além disso, é esperado um impacto direto no comércio local. Na última semana, em reunião entre Prefeitura, representantes da Acivi (Associação Comercial e Industrial de Vinhedo) e comerciantes, foi apresentada a estimativa de cerca de R$ 6 milhões convertidos em investimento para comércio de Vinhedo, ao ano, recursos antes destinados à concorrência pública, aberta a qualquer fornecedor do território nacional.
A iniciativa contempla ainda um aplicativo para o monitoramento em tempo real do saldo e extrato. As empresas Mitra e Valid, parceiras do programa, vão garantir a funcionalidade do aplicativo na cidade, bem como a fiscalização do uso indevido do cartão, uma vez que ele é bloqueado para aquisição de bebidas e cigarros, por exemplo.
Como vai funcionar?
Durante o mês de dezembro serão realizados testes com um grupo reduzido de 350 beneficiários, selecionados pela Secretaria de Assistência Social a partir de um critério de avaliação de vulnerabilidade social. Na ocasião, um encontro será marcado com as famílias com o objetivo de tirar dúvidas e explicar sobre a utilização do cartão.
O Cartão Multibenefícios deve ser posto em circulação, oficialmente, a partir de janeiro de 2025. As famílias vão receber o benefício em casa via correspondência, que terá instruções de como desbloquear o cartão. Além disso, a Central SIM Centro disponibilizará uma equipe treinada para atender as famílias neste processo.
Mitra e Valid
Sem custos ao município, a criação de um cartão físico para a gestão de benefícios é fruto de uma parceria entre Prefeitura e as empresas Mitra, pioneira no mercado de Sistemas Integrados para Gestão Municipal, já atuante no município, e a Valid, a maior integradora de soluções de identificação segura do Brasil.