Encontros oferecem escuta ativa e bate-papo com profissionais para resguardar a saúde física e mental dos funcionários
A Secretaria de Saúde de Vinhedo desenvolveu um projeto piloto para oferecer suporte físico e emocional aos mais de 700 servidores da pasta. Denominado “Cuidando de quem cuida”, o programa tem como objetivo proporcionar um espaço de escuta e cuidados para os profissionais que lidam diariamente com a saúde da população.
Implementado no final de novembro, o projeto promove encontros regulares com especialistas, como clínico geral, farmacêutico e fisioterapeuta, abordando diversos aspectos do bem-estar. Entre os temas trabalhados estão práticas de meditação e respiração para controle da ansiedade e do estresse, abordagem dos diversos pilares da saúde, como nutrição e sono, além de orientações sobre atividade física, movimento corporal e alongamento para prevenção e alívio de dores.
O próximo encontro será no dia 12 de março, com duas turmas, às 8h e às 10h, no Centro Médico Dr. Manoel Matheus. A participação é aberta a todos os servidores da secretaria e das UBSs, independentemente da função que ocupam. Os temas abordados incluirão a consciência do corpo e saúde mental, com o farmacêutico Marcelo Antunes de Oliveira; estilo de vida como remédio, com o clínico geral Dr. Renato Kalil Ferreira Uehbe; e corpo em movimento, com a fisioterapeuta Rita Machado Junqueira.
Os temas dos próximos encontros serão norteados pelos próprios servidores, que responderam a um questionário indicando os assuntos de maior interesse. Com base nessas respostas, a Secretaria de Saúde consegue mapear as principais necessidades dos profissionais e elaborar uma programação com conteúdos e práticas complementares. A intenção agora é tornar esses encontros longitudinais, aprofundando os temas em grupos específicos. “O projeto tem sido uma experiência muito gratificante. Além de aprendermos a cuidar melhor da nossa saúde, também nos sentimos fortalecidos para cuidar de nossos pacientes”, destaca a dra. Maria Alice Peluso Bunduky de Oliveira, que atua como médica ginecologista da rede.
Autor: Ana Cândida Briski