Nove artistas mulheres irão expor suas obras de arte no Memorial do Imigrante ‘Tuto Gasparini’ no mês de março. Com curadoria da escritora Cacilda Franco Ribeiro, a exposição ‘Divas das Artes’ terá como objetivo homenagear as mulheres através de desenhos, pinturas, esculturas e outras linguagens.
Segundo a curadora, a arte é uma forma de expressão que transcende fronteiras e gerações, e as artistas, que com suas obras enriquecem e inspiram a vida, darão um testemunho do poder da arte em transformar e elevar a comunidade.
Participam: Chiarina Viscardi, Chris Ozzane, Duca Olbi Gugelmin, Flávia Pircher, Maria Teresa Negreiros, Roseli Tomani, Sandra Sarro, Tudde Carvalho e Vania Vergamini. A escritora e curadora, Cacilda Franco Ribeiro, estará presente com seus livros às quartas-feiras das 15h às 17h.
‘Divas das Artes’ estará aberta ao público de 1º a 31 de março, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h.
Sobre as artistas
Cacilda Franco Ribeiro participa de diversas atividades esportivas e eventos culturais em Vinhedo, onde conquistou aproximadamente 201 medalhas no esporte e na dança. Ao longo de sua trajetória profissional, trabalhou em museus e galerias de arte. Nos últimos 20 anos, teve mais de 40 obras publicadas, incluindo antologias, romances autorais, livros infantis e poesias. Foi condecorada em Portugal pela OMDDH com a medalha de Embaixadora Imortal da Paz e recebeu o prêmio Destaque Persona em Vinhedo, além de moções, títulos honoríficos e a Ordem do Mérito pela Câmara Municipal de Vinhedo. É membro titular do segmento de Livros e Literatura do Conselho Municipal de Políticas Culturais e Defesa do Patrimônio Histórico de Vinhedo, biênio 2024-2026.
Chiarina Viscardi é ítalo-brasileira, aposentada e professora de italiano formada pela Universidade Degli Studi di Perugia. Reside seis meses no Brasil e seis meses na Itália (Toscana). Participou de várias exposições na Itália, conquistando o terceiro lugar em 2023 e o primeiro lugar em 2024, além de outras exposições coletivas.
Chris Ozzane nasceu na França e se radicou no Brasil em 1969. Iniciou sua trajetória como artista plástica no tear manual em 1983 e passou a pintar em 2008. Participou de inúmeras exposições e, em 2011, recebeu o prêmio aquisitivo do júri em "Artes Visuais de Vinhedo".
Duca Olbi Gugelmin é apaixonada por arte e possui mais de 15 anos de experiência no cenário artístico, auxiliando em montagens, recepções e mostras. Participou de exposições em São Paulo e no sul de Minas Gerais, sendo atuante na Coletiva de Vinhedo, além de colaborar voluntariamente em exposições em escolas e realizar trabalhos pro bono.
Flávia Pircher é ceramista há 19 anos, possui um ateliê na cidade e é Mestre em Artes Visuais. Participou de residências e exposições internacionais, incluindo o Louvre e a Bienal de Buenos Aires. Dá aulas presenciais e online no canal Cerâmica em Casa e também organiza eventos de educação em cerâmica.
Maria Teresa Negreiros mora em Vinhedo há 20 anos e começou a se dedicar à pintura após sua aposentadoria da UNESP de São José do Rio Preto, onde lecionou Língua e Literatura Francesa. No início, trabalhou com tinta a óleo, técnica utilizada nas obras Entardecer e Flores na Janela. Atualmente, tem se dedicado à pintura com pastel, técnica utilizada em suas Africanas.
Roseli Tomani é psicóloga e arteterapeuta vinhedense com 25 anos de experiência em pintura a óleo sobre tela. Suas obras se destacam pelos detalhes nas composições, tornando-as agradáveis de se observar. Artista premiada, participou de diversos salões de arte e exposições.
Sandra Sarro iniciou sua trajetória na pintura nos anos 90, criando intuitivamente obras com temas florais, expressando uma beleza simples e renovadora. Seu talento permite transformar objetos comuns em poesia visual. Pratica a "destruição criativa", desconstruindo elementos do mundo visível para dar-lhes nova forma. Cada obra representa um desafio constante de eternizar o fugaz através da arte.
Tudde Carvalho nasceu na capital São Paulo e iniciou sua trajetória como artista plástica aos 17 anos. Participou de algumas exposições, mas seu principal objetivo é lecionar desenho, pintura e restauração de quadros e imagens sacras. Atualmente, ministra aulas no Atelier Tudde Carvalho.
Vania Vergamini atua como artista plástica há décadas, tendo realizado três exposições promovidas pela Secretaria de Cultura de São Paulo (1986), uma exposição individual no Museu Banespa (1992), outra na Galeria Blue Life, em São Paulo, e outra na Caixa Econômica Federal de Goiânia.
Autor: Ana Cândida Briski