Campanha tem como objetivo proteger jovens que não se vacinaram na idade indicada
A Prefeitura de Vinhedo, seguindo orientação do Ministério da Saúde, reforça a vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano) para adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não receberam a dose do imunizante. A medida faz parte de uma estratégia nacional de resgate, vigente desde 2024, e busca ampliar a proteção de jovens contra uma das infecções sexualmente transmissíveis mais comuns no mundo.
Na cidade, 2026 adolescentes nesta faixa etária ainda não foram vacinados. A vacinação temporária para esse público segue até dezembro de 2025 e é fundamental, uma vez que o HPV pode causar doenças graves e silenciosas, incluindo diferentes tipos de câncer, como de colo do útero, órgãos genitais, boca e garganta.
A vacina HPV4 (quadrivalente) protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18, que estão associados a complicações graves. Ela integra o Calendário Nacional de Imunizações para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, sendo indicada uma única dose do imunizante. Além disso, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, o imunizante também é oferecido a pessoas imunocomprometidas de 9 a 45 anos e a vítimas de violência sexual entre 15 e 45 anos.
A vacinação está disponível em todas as unidades básicas de saúde do município, sem a necessidade de agendamento. A Secretaria da Saúde reforça a importância de os adolescentes e suas famílias procurarem os postos para garantir a proteção contra o HPV, uma doença silenciosa que pode ter consequências sérias a longo prazo.
Serviço:
Vacinação contra HPV em Vinhedo
Público-alvo: adolescentes de 15 a 19 anos não vacinados
Local: todas as unidades básicas de saúde do município
Agendamento: não é necessário
Período: até dezembro de 2025