Obra vai triplicar a quantidade de água enviada aos reservatórios e reduzir riscos de rompimento
A Sanebavi está implantando uma nova tubulação para levar a água tratada da Estação de Tratamento (ETA 2) até os reservatórios que abastecem a região da Capela.
Essa nova adutora é muito mais moderna e tem diâmetro maior que a atual, o que vai permitir transportar três vezes mais água, enchendo os reservatórios do sistema Florido com mais rapidez e garantindo mais regularidade no fornecimento.
Com cerca de 1,2 km de extensão, a nova tubulação é feita de ferro dúctil, um material mais resistente e durável, preparado para suportar a alta pressão da água. Isso significa menos riscos de rompimentos e menos paradas para manutenção, o que melhora o abastecimento de toda a região.
A obra faz parte da ampliação da ETA 2, que está passando pela maior modernização desde sua construção, em 1991. Com os novos equipamentos, a estação vai triplicar sua capacidade de tratamento, passando de 50 para 150 litros de água por segundo, o suficiente para atender o crescimento da região.
Outras melhorias já realizadas também fortalecem o sistema da Capela: uma nova tubulação traz mais água bruta da Lagoa Santa Cândida até a ETA 2; novas bombas; um novo reservatório no Jd Florido vai armazenar 1,3 milhão de litros de água; e a compra da represa 4, com 152,5 milhões de litros, reforçando ainda mais a reserva de água.
Com todas essas ações, o sistema de abastecimento da Capela vai operar com mais eficiência melhorando o dia a dia dos moradores.