Ação ocorre em todas as UBSs do município e tem Dia D em 7 de fevereiro, na UBS Planalto.
A Secretaria de Saúde de Vinhedo realiza, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, a intensificação da vacinação contra o sarampo e a febre amarela, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e proteger a população. A ação ocorre em um cenário de alerta, diante do registro de casos de sarampo importados e da circulação do vírus em outros países.
Em 2025, foram registrados 38 casos de sarampo no país, incluindo o Estado de São Paulo, que confirmou dois casos até dezembro. O último caso confirmado no Estado refere-se a um homem de 27 anos, não vacinado, residente na Capital, com histórico de deslocamento internacional. O risco de reintrodução da doença é ampliado pela ocorrência de surtos ativos em países como Canadá e Estados Unidos, destinos frequentemente procurados por brasileiros.
Além disso, o período sazonal da febre amarela, que se estende de dezembro a maio, aliado ao mapa de favorabilidade para transmissão da doença, reforça a necessidade de intensificar as ações de vigilância e imunização, especialmente em áreas prioritárias definidas a partir de critérios técnicos.
Durante o período da mobilização, a vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, no horário das 8h às 16h. Para ampliar o alcance da ação, será realizado o Dia D da mobilização no sábado, 7 de fevereiro, quando a vacinação acontecerá exclusivamente na UBS Planalto, das 9h às 14h, integrando o Sábado da Vacina, iniciativa que visa facilitar o acesso à imunização para pessoas que trabalham durante a semana.
A vacinação é seletiva, conforme as recomendações do Programa Estadual de Imunização. Para o sarampo, por meio da vacina tríplice viral, o público-alvo inclui crianças a partir de 12 meses e pessoas sem comprovação vacinal. Já para a febre amarela, a imunização é destinada a crianças, com primeira dose aos 9 meses e segunda dose aos 4 anos, além de adultos não vacinados, que devem receber dose única.
No Dia D, além das vacinas contra sarampo e febre amarela, estarão disponíveis todas as vacinas do calendário nacional de imunização, conforme indicação para cada faixa etária. Para receber a vacina, é necessário apresentar documento com foto e, se possível, a carteira de vacinação.