Uma ocorrência envolvendo fiação de energia elétrica rompida mobilizou a Guarda Civil Municipal (GCM) de Vinhedo, na última sexta-feira (6), no cruzamento das ruas Santo Antônio e Santa Cruz, no bairro da Barra funda.
As equipes da GCM foram acionadas via COI (Centro de Operações Integradas) para averiguar a existência de um cabo de energia caído ao solo. Ao chegarem ao local, os agentes constataram que a fiação estava rompida, com uma das extremidades no chão e ainda energizada, oferecendo risco iminente à população. De imediato a equipe isolou as vias e o fluxo de veículos, aguardando a chegada da CPFL para a desenergização do fio de alta tensão. Durante o procedimento de isolamento, o cabo entrou em curto-circuito, provocando chamas sobre o asfalto.
Diante da situação, uma viatura do Corpo de Bombeiros foi acionada e compareceu ao local para garantir a segurança dos moradores e condutores. Após a desenergização realizada pela CPFL, o solo permaneceu em combustão por alguns instantes, cessando posteriormente, mas deixando danos visíveis em parte do asfalto.
De acordo com um funcionário da CPFL, além da desenergização do cabo, seria realizado o aterramento da rede para assegurar a estabilidade do sistema elétrico. A área permaneceu isolada com cones e fitas zebradas, a GCM permaneceu no local durante todo o atendimento, garantindo a segurança da via e da população até a normalização da situação.