Medida visa evitar a propagação do coronavírus entre os pacientes
A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, informa: as atividades eletivas agendadas, como consultas e cirurgias eletivas, seguem suspensas na Rede Municipal de Saúde. A medida, adotada na segunda quinzena de março, conforme normativas municipais e posteriormente alinhada às ações de quarentena oficial no Estado, tem como objetivo principal evitar a propagação do coronavírus.
Neste momento, a Secretaria de Saúde tem focado suas ações e procedimentos para o cuidado e assistência à vida. O retorno dessas atividades será previamente informado à população. A suspensão não se aplica a consultas de pré-natal, de crianças menores de um ano de idade e urgências (inclusive odontológicas).
Dentro dessa nova e provisória dinâmica, a Secretaria de Saúde definiu uma série de medidas para o enfrentamento do coronavírus, incluindo a antecipação da campanha da vacinação contra a gripe, o fornecimento de medicação para três meses nas farmácias municipais, o redimensionamento do Pronto-Atendimento da Capela, adequando o atendimento dos usuários em todas as unidades de saúde para evitar aglomeração e a transmissão do vírus, além da disponibilização do “Alô Saúde” (3826-7491 e 3886-6059) para esclarecer e orientar a população sobre a nova doença.
O retorno será feito em momento oportuno, de forma a não expor os pacientes a riscos desnecessários. Dessa maneira, os profissionais de saúde já estão ligando para os pacientes que tinham consultas agendadas a partir de 18 de março para orientação.
Após o atendimento dos casos prioritários, será divulgado cronograma de retomada gradual dos atendimentos de rotina, respeitando as vulnerabilidades e necessidades especiais de cada paciente e a evolução da pandemia. As salas de vacinas já estão funcionando normalmente.